Governo de Minas inaugura unidade do UAI Compartilha em Campo Florido, no Triângulo Mineiro

UAI Campo Florido

O Governo de Minas inaugurou, nesta quinta-feira (16/2), no município de Campo Florido, a quinta unidade de atendimento do programa UAI Compartilha. A iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), em parceria com a prefeitura do município, irá beneficiar cerca de 100 mil moradores da cidade e de outros 15 municípios e distritos vizinhos com a prestação de diversos serviços públicos centralizados, no modelo de gestão das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) do Estado.

A estimativa é que a unidade realize cerca de 96 mil atendimentos por ano, disponibilizando serviços como emissão de documentos, prova eletrônica de legislação, licenciamento de veículos, solicitação de seguro-desemprego, intermediação de mão de obra, entre outros. Serão serviços das esferas municipal, estadual e federal.

“A UAI é uma entrega para o cidadão do município. É uma diretriz do Governo de Minas estar mais próximo do cidadão. Nossa meta nos próximos quatro anos é dobrar o número de UAIs no estado,  é garantir um governo mais presente, para que o cidadão mineiro tenha uma vida mais descomplicada, mais desburocratizada e para que ele seja tratado sempre com todo o respeito que ele merece”, destacou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.

O prefeito de Campo Florido, Renato Soares de Freitas, celebrou a inauguração da unidade: “É um momento de muita alegria para nosso município. Essa unidade irá trazer mais cidadania para todos que moram na região, com um atendimento de qualidade”.

Unidades Implantadas

Essa é a quinta unidade implantada por meio do Programa UAI Compartilha. Já foram inauguradas também as UAIs de Leopoldina, Três Corações, Itajubá e Senhora dos Remédios. Com a de Campo Florido, Minas passa a contar com 36 UAIs. Juntas, as cinco novas unidades têm a previsão de realizar cerca de 400 mil atendimentos por ano.

Além disso, a Seplag-MG possui convênios com outros 25 municípios para a implantação do Programa, além de 18 peticionamentos ativos. Cada convênio tem vigência de 60 meses a partir da publicação, podendo ser prorrogado.

UAI Compartilha

O UAI Compartilha é uma iniciativa do Programa Minas Atende: Transformação dos Serviços Públicos, lançado pela Seplag-MG em 2019 com o objetivo de aproximar o cidadão e o Estado, simplificando, agilizando e modernizando a prestação de serviços.

Os municípios são responsáveis por viabilizar a estrutura, os custos operacionais da central de atendimento e a contratação de pessoal. À Seplag-MG, cabe fornecer treinamentos e repassar aos municípios as orientações necessárias para implementação e manutenção da unidade.

A Secretaria cuida, também, da articulação com os órgãos responsáveis pelos serviços públicos para disponibilização de atendimento no local, como emissão de documentos, solicitação de seguro-desemprego, intermediação de mão de obra, entre outros.

Os municípios interessados em implantar uma central de atendimento no mesmo modelo de gestão das UAIs devem realizar o peticionamento eletrônico, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG). Outras informações estão disponíveis no Portal MG (www.mg.gov.br).