Conteúdo Principal

Apresentações marcam o Fórum Regional de Fortalecimento da Rede +Brasil em Minas Gerais

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Evento reuniu representantes da administração pública para discutir a transparência no processo de transferência dos recursos públicos

 

Troca de conhecimento e experiência. Assim foi o Fórum Regional de Fortalecimento da Rede +Brasil, que aconteceu nesta quarta-feira (4/12), no Expominas, em Belo Horizonte. Quase mil pessoas estiveram presentes para debater sobre a Plataforma +Brasil, uma ferramenta que administra as transferências de recursos da União para estados, municípios e entidades sem fins lucrativos.

De acordo com a diretora Central de Gestão de Convênios de Entrada da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Caroliny Miranda, os dados da Plataforma +Brasil indicam que Minas é o 5º Estado que mais arrecada recursos da União. “Para melhorar esse número e a captação de recursos precisamos melhorar a qualidade dos projetos apresentados, além de uma gestão mais participativa”, destacou.

A diretora também falou sobre a capacitação do uso da Plataforma +Brasil. “Realizamos o treinamento para o poder Executivo, Tribunal de Contas e alguns municípios do estado. Nosso objetivo é ampliar a capacitação e incentivar o uso da Plataforma, uma vez que a ferramenta assegura a transparência dos recursos. Por isso, a importância da realização deste evento em nosso estado”.

 

Troca de experiências

Durante o Fórum, representantes do Poder Executivo e órgãos de controle tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos e anseios. O auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, Leonardo Felippe Ferreira, destacou a importância de aproximar o Tribunal dos gestores de projetos. “Na elaboração de projetos para captação de recursos, algumas falhas que demoram para ser sanadas poderiam ser resolvidas com mais diálogo entre as partes. Conversar também é desburocratizar processos”, destaca.

O auditor Federal de Finanças e Controles da Controladoria Geral da União, Marcos Cândido de Paula Rezende, ressaltou como a Plataforma irá influenciar no combate a corrupção da administração pública. “O Governo Federal está oferecendo ferramentas para que estados e municípios possam agir com transparência. Por isso, precisamos incentivar a participação de todos no processo digital para utilizar os aplicativos constantemente e manter os dados atualizados”.

O subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag, Rodrigo Diniz, também participou do evento e fez uma apresentação sobre a modernização da gestão no Governo de Minas.  “A Plataforma +Brasil é para simplificar os processos de transferência de recursos da União. Usar a tecnologia é uma tendência e, aqui em Minas, com muito trabalho e planejamento, estamos investindo o recurso público na tecnologia para entregar um serviço cada vez melhor para o cidadão mineiro”, destaca.

 

Participação dos municípios

Prefeitos e técnicos de cerca de 200 municípios do estado estiveram presentes no Fórum Regional de Fortalecimento da Rede +Brasil.

O evento teve início no dia 3 de dezembro em uma reunião com representantes do Ministério da Economia, Banco do Brasil, Tribunal de Contas e do Poder Executivo do Estado. O Fórum será encerrado nesta quinta-feira (5/12), quando representantes do comitê se reúnem para traçar objetivos e metas para fomentar o uso da Plataforma em Minas Gerais nos próximos anos.