Seplag lança Guia e Curso de Dimensionamento da Força de Trabalho

Conteúdo Principal
Submitted by 09507003630 on
Publicado em:

A ideia é avaliar, de forma objetiva, a necessidade de mão de obra e redistribuir, quando necessário, a força de trabalho em cada uma das unidades administrativas das instituições

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) lançou, no dia 18 de agosto, o Guia e o Curso de Dimensionamento da Força de Trabalho. Tratam-se de ferramentas que têm como principal objetivo capacitar os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual dentro de uma metodologia que permita realizar projetos de dimensionamento de pessoal. 

É o que explica a Superintendente Central de Política de Recursos Humanos, Maria Aparecida Muniz Jorge. “O Guia e o Curso fazem parte de uma estratégia maior da Seplag de criar condições nos órgãos e entidades para a condução de projetos de dimensionamento da força de trabalho. Então, é um material de apoio para os órgãos com objetivo de aplicar a metodologia MAP (Mapa de Atribuição por Produto) e criar essas condições no âmbito de cada órgão e entidade”. 

Esta metodologia será aplicada de forma gradativa para que os próprios órgãos/entidades desenvolvam os projetos de dimensionamento. Com isso, será possível estruturar uma política de gestão da força de trabalho. “O dimensionamento é o subsídio para realizar a gestão da força de trabalho de forma mais efetiva”, completa a Superintendente. 

Metodologia e dimensionamento geram mais eficiência

A partir desse dimensionamento também será possível verificar necessidades de redesenho de processos e alterações de fluxos de trabalho, realizar propostas de reorganização da mão de obra e verificar necessidade de treinamentos e capacitações.

Será possível, por exemplo, verificar quando há servidores sobrecarregados, subaproveitados ou com perfil inadequado em determinada área e que poderiam produzir mais em outra. 

“Isso vai gerar informações para que o órgão tenha o mapa mais real de sua força de trabalho, tanto em termos de quantitativo, como de perfis de conhecimento e competências. Em alguns casos, uma reorganização interna pode gerar mais eficiência e eficácia na execução do trabalho e até mais engajamento e motivação dos servidores. Eles irão se sentir valorizados e poderão contribuir mais a partir dos conhecimentos e da experiência que possuem”, explica a Superintendente Central de Política de Recursos Humanos, Maria Aparecida Muniz Jorge.

Lançamento e inscrições

A apresentação de lançamento do Guia de Dimensionamento da Força de Trabalho contou com mais de 120 participantes, dentre eles chefes de Gabinete, gestores de recursos humanos e gestores de Assessorias Estratégicas de praticamente todos os órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais.

O Guia estará disponível para download no site da Seplag, na aba Gestão de Pessoas, a partir do dia 25 de agosto. Já o período de inscrição para o Curso de Dimensionamento da Força de Trabalho para as instituições selecionadas é de 30 de agosto até 3 de setembro.