
Para ajudar na recuperação econômica de Brumadinho e de municípios vizinhos e incentivar a agricultura familiar local, produtores rurais da região foram os convidados especiais da Feira de Agricultura Familiar desta sexta-feira (26/7). A feira acontece semanalmente na Cidade Administrativa, no subsolo do Edifício Gerais. O objetivo da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimentos (Seapa/MG) e da Emater-Mg, responsáveis pela Feira, foi resgatar a dignidade dos produtores após seis meses da tragédia.
Foram comercializadas frutas como limão, mexerica, tangerina, além de mandioca, folhosas, feijão, temperos, conservas, doces e cachaça. “Não fomos atingidos diretamente pela tragédia, pois estamos a 5 km de distância do Rio Paraopeba, só que na mesma altitude. Não utilizamos a água do rio que foi atingido pela lama. Essa é uma forma de desmistificar o preconceito, quebrar o tabu e mostrar que Brumadinho continua firme e forte na agricultura”, destacou a produtora Ana Clara Carneiro.
“Perdemos 12 mil caixas de mandioca e tivemos um prejuízo estimado superior a R$ 50 mil. Não temos como provar tudo que perdemos para sermos indenizados. Estamos recomeçando do zero e estou muito emocionada de fazer parte da Feira e ver o apoio carinhoso, o abraço e os servidores comprando nosso produto sem medo. Isso faz com que eu me sinta produtora novamente, que eu mostre que meu produto não foi contaminado, mesmo com a tragédia”, se emocionou a produtora rural Eliseuma Campos Amorim.
As ações do Governo do Estado para recuperação socioeconômica e socioambiental de Brumadinho e demais municípios atingidos pelo desastre do rompimento da barragem são de responsabilidade do Comitê Gestor Pró-Brumadinho, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), juntamente com outros órgãos governamentais.