Fórum reúne secretários de todo Brasil para discutirem as crises fiscal e financeira dos estados
O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, participou, em Brasília, do III Fórum Conjunto do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), Conselho Nacional dos Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan) e Comitê dos Secretários de Estado da Fazenda (Comsefaz).
O evento conjunto, que tem sido realizado nos últimos três anos, busca propostas de reforma do Estado, fundamentais para que o Brasil tenha condições de retomar o crescimento econômico, bem como discutir saídas para a profunda crise financeira que os estados estão enfrentando. Entre os assuntos abordados foram destacadas a necessidade de aperfeiçoar o gasto público e enfrentar as reformas estruturais tributária e a trabalhista que estão paradas atualmente.
Mais do que nunca precisamos primar pela qualidade do gasto público e enfrentar as reformas estruturais que todas as regiões do País precisam, as dificuldades são nacionais, ressaltou a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), Alice Viana, durante a cerimônia de abertura do evento.
No mesmo dia foi assinado pelo Consad, Conseplan e o Movimento Brasil Competitivo (MBC), o acordo de cooperação técnica com o objetivo de promover ações conjuntas relacionadas aos temas de interesse das organizações. Entre as ações está a adesão do Consad como parceiro do projeto Mais Gestão; disponibilização de relatórios, estudos e relatos presentes no banco de dados do Consad para que integrem o banco de relatos do projeto; atuação conjunta nos temas relacionados ao Pacto pela Reforma do Estado.