Seplag apresenta indicadores alcançados pela educação a partir da gestão para resultados
Durante seminário internacional em São Paulo, Renata Vilhena destaca a importância de se ter metas bem definidas e desafiadoras
A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, apresentou nesta quarta-feira, 4/12, em São Paulo, durante seminário internacional promovido pela Fundação Dom Cabral e pelo Banco Mundial, os avanços da Educação em Minas Gerais alcançados a partir de uma gestão orientada para resultados, com metas bem definidas e desafiadoras para o poder público e que envolvam toda a comunidade escolar.
O Seminário Internacional Gestão Pública Contemporânea – Competitividade Brasileira: o papel da gestão reuniu líderes e gestores dos setores público e privado, representantes de Organizações Não-Governamentais (ONGs) e representantes governamentais.
Na apresentação, a secretária ressaltou que Minas avançou significativamente na área da Educação a partir do Choque de Gestão, implantado em 2003. Minas apresenta o melhor desempenho do país no ensino fundamental, afirmou a secretária, referindo-se aos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de 2011.
No levantamento do governo federal, a avaliação da rede estadual de ensino do Estado foi de 6,0 nos anos iniciais do ensino fundamental. Esse índice é equivalente à média da educação em países desenvolvidos de acordo com o Ministério da Educação. No Ideb anterior, medido em 2009, a rede estadual já era a primeira colocada, com índice de 5,8. Em 2005, esse índice era de 4,6.
Outros indicadores como o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), que integra o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública, demonstram a evolução da qualidade da educação no Estado. O percentual de alunos no nível recomendável de leitura passou de 48,6% em 2006 para 87,3% em 2011, um crescimento de 39 pontos percentuais.
E 98,7% das crianças entre 6 e 14 anos estão na escola em Minas Gerais, segundo dados do Pnad de 2011. Além disso, os alunos mineiros são recordistas nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas, ressaltou ainda a secretária, durante a apresentação.
De acordo com Renata Vilhena, esses resultados positivos foram conquistados ao longo dos últimos anos a partir de uma gestão orientada para resultados. Entre as metas, ela citou os desafios de ampliar o percentual de alunos do 3º ano no Ensino Fundamental no nível recomendado de leitura, aumentar a taxa de conclusão e reduzir a taxa de distorção idade-série do Ensino Fundamental e Médio da rede estadual
Os indicadores contribuem para que o foco de atuação da Secretaria de Estado de Educação (SEE) tenha bastante clareza. Toda criança lendo e escrevendo até 8 anos de idade é um dos focos, por exemplo. Além disso, há ênfase na alfabetização e no letramento no tempo certo e investimentos na gestão pedagógica, afirmou. As metas são estabelecidas para cada escola, em todo o Estado.
O tema foi discutido durante o painel Lições aprendidas com mudanças na gestão pública sobre a produtividade e a competitividade em alguns países. O painel foi coordenado pelo diretor de Mercado da Fundação Dom Cabral e contou ainda com as participações da economista líder em Educação da América Latina e Caribe – Banco Mundial, Barbara Bruns, e do presidente da Comunitas, Renata de Camargo Nascimento.
O seminário
O objetivo do seminário internacional é discutir inovações na gestão, buscando contribuir para a redução da ineficiência da burocracia, que inibe a competitividade. O evento focou em duas áreas sociais: educação básica e saúde. Minas Gerais apresentou sua experiência na gestão da educação. Na área da saúde, o case apresentado foi do Estado da Bahia.
A abertura do evento contou com a participação do governador Antonio Anastasia, do presidente da Fundação Dom Cabral, Wagner Veloso, da diretora do Banco Mundial para o Brasil, Deborah Wetzel, entre outros.