Saúde da Mulher Servidora apresenta última videoaula de 2013
Aspectos da vivência profissional é o quarto tema abordado pelo programa
Um dos aspectos importantes para a saúde da mulher é a conciliação da vida pessoal e profissional. Dessa forma, o Programa da Saúde da Mulher Servidora, desenvolvido pela Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional (SCPMSO), disponibiliza a quarta vídeoaula que trata de assuntos relacionados aos aspectos profissionais da saúde da mulher.
O vídeo aborda o tema Autoconhecimento, aspectos da vivência profissional, tratando de assuntos como realização pessoal e profissional, conflitos no ambiente de trabalho e aposentadoria.
De acordo com a superintendente Central da Perícia Médica e Saúde Ocupacional da Seplag, Mirelle Gonçalves, é no trabalho que passamos a maior parte do nosso dia e de nossas vidas. O trabalho ajuda na definição da nossa identidade. Por isso precisamos nos conhecer, saber de nossos pontos fortes e limitações e o que nos faz feliz, para termos uma boa convivência e boa adaptação no nosso local de trabalho, ressalta.
As primeiras três aulas disponibilizadas trataram temas que abordam o autocuidado e o autoconhecimento nos aspectos físicos e psicológicos da saúde da mulher. Além das aulas, por meio do hotsite do programa, as servidoras têm acesso a informações úteis à saúde da mulher atualizadas periodicamente. Também é possível que as servidoras contribuam com a atualização de dados, como rede de apoio à saúde da mulher, indicando instituições de todo Estado que prestam serviços gratuitos.
Cerca de 80% de todo o funcionalismo estadual é composto por mulheres. O Governo de Minas conta com quase 170 mil mulheres em seu quadro de servidores. É importante sermos proativas e agir sempre pensando na prevenção de problemas de saúde. Levar informação para estas mulheres, que são a maior parte do capital humano do Governo de Minas, é um grande passo para a prevenção, finaliza Mirelle Gonçalves.
O conteúdo dessa e das outras aulas estão disponíveis no hotsite do programa, na página da Seplag, bem como os links para assistir às videoaulas.
O programa
Criado em agosto de 2013 pela da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) o Programa Saúde da Mulher Servidora é desenvolvido em parceria com o Canal Minas Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), e com a Escola Magistra, da Secretaria de Estado de Educação (SEE).