Seplag moderniza site e intranet
O site e a intranet estão de cara nova. Com novas funcionalidades, fácil navegação e um visual mais leve e agradável, ambos estão mais atrativos e modernos. O novo site entrou no ar nesta segunda-feira (10/12) e a nova intranet já está disponível desde o dia 29 de novembro último para os servidores da Seplag.
O trabalho foi desenvolvido por servidores da Assessoria de Gestão da Informação (AGI), da Superintendência Central de Governança Eletrônica e da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), como meta do Acordo de Resultados da Seplag para 2012. A maior mudança foi a nova arquitetura informacional do sítio, com a reorganização e inclusão de novos menus temáticos, o que tornou mais fácil a localização de dados.
No novo site foram concebidos três grandes menus centrais: Estratégia de Governo, Planejamento e Orçamento e Gestão Governamental, que reúnem as principais informações relacionadas com a gestão pública estadual. Vale destacar o submenu Gestão do Aprendizado Organizacional, que se propõe a preservar a memória dos principais conhecimentos gerados e compartilhados na organização, incluindo a estruturação da Biblioteca do Conhecimento.
Temas específicos como Formulários, Manuais e Orientações e Modelos de Referência, por exemplo, foram organizados no menu Serviços, de modo a centralizar e facilitar a consulta dos servidores. Outros conteúdos como Canais de Atendimento ao Cidadão, Parcerias com Oscips, Concursos e Estágios, Prêmio Excelência em Gestão Pública, dentre outros, foram reorganizados e ganharam mais visibilidade.
A divulgação de notícias também ficou mais atrativa. O espaço ganhou destaque na Home Page.
Etapas de desenvolvimento
O desenvolvimento das duas ferramentas teve início em agosto, mas o trabalho começou bem antes, com a avaliação do ambiente Informacional da Seplag, passando por um levantamento interno para identificar os requisitos e as funcionalidades necessárias para os projetos.
Durante essa avaliação, foram identificadas as principais necessidades e lacunas informacionais vinculadas à execução das atividades, bem como a oportunidade de reestruturação e aprimoramento dos canais de comunicação vigentes, afirma Margarida Fantoni, da Assessoria de Gestão da Informação (AGI), vinculada a Subsecretaria de Gestão da Estratégia Governamental (Suges). De acordo com ela, a modernização do site e da intranet faz parte de um projeto mais amplo – a Gestão do Conhecimento.
A AGI ficará responsável pela gestão dos dois canais de comunicação e caberá à Ascom alimentar o noticiário. Margarida esclarece que a atualização de conteúdos será de responsabilidade de cada área produtora de informação.