Reunião Gerencial da Seplag lota o auditório JK
Servidores da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) lotaram, nesta quinta-feira (13/12), o auditório JK para participar da Reunião Gerencial e conhecer alguns dos principais resultados alcançados em 2012 pelas equipes do gabinete, das três subsecretarias, da Superintendência Central de Governança Eletrônica, Coordenadoria Especial de Gestão das Unidades de Atendimento Integrado e Intendência da Cidade Administrativa.
No primeiro semestre estivemos aqui para lançarmos o Mapa Estratégico da Seplag e ressaltamos a importância de todos vocês na concepção da estratégia, uma construção coletiva. Convidamos a todos para sairmos daqui e arregaçarmos as mangas. E a resposta foi imediata e positiva. Trabalhamos, trabalhamos e trabalhamos ao longo do ano. E agora podemos mostrar resultados desse esforço de todos vocês, afirmou a secretária Renata Vilhena.
Renata Vilhena ressaltou o bom desempenho de Minas em relação à Região Sudeste e ao próprio país, com crescimento superior em várias áreas. E acrescentou: a Seplag tem sido destaque dentro e fora do Governo.
Entrando nos trilhos
O secretário-adjunto da Seplag, Paulo Sérgio Martins Alves, afirmou que os bons resultados de 2012 superaram as previsões pessimistas para um ano marcado pela frustração na arrecadação tributária, impacto na folha de pagamento e peso das dívidas do Estado.
Entretanto, segundo ele, as perspectivas para 2013 são otimistas. Estamos equacionando a dívida do Estado com a Cemig, negociando a dívida com o governo federal e fechamos operações de crédito que totalizam R$ 9,6 bilhões, que vão garantir novos investimentos.
Bons resultados
A Intendente da Cidade Administrativa, Kênnya Kreppel, destacou entre os bons resultados de 2012, a economia de cerca de 20% atingida com os contratos. Somente na área de limpeza gastou-se menos 40% em relação ao ano passado. Ela citou ainda a construção dos novos abrigos de ônibus já autorizada pelo escritório Niemeyer e a construção da estação de monitoramento de qualidade do ar.
Na área da Subsecretaria de Gestão da Estratégia Governamental, a subsecretária Adriane Ricieri acentuou o lançamento do novo modelo do Acordo de Resultados definido em 2012, o Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais, que já teve a adesão de 130 prefeituras. Ressaltou também o projeto de incubadoras que recebeu 84 propostas de projetos, sendo que 35 já estão classificados para 2013.
Entre os diversos resultados positivos em 2012, o subsecretário de Orçamento e Qualidade do Gasto, André Reis, citou a instalação de 10 comitês regionais do Estado em Rede e os leilões administrativos que arrecadaram R$5,6 milhões, além do programa de fomento às micro e pequenas empresas.
Para a subsecretária de Gestão de Pessoas, Fernanda Neves, entre as conquistas de 2012 estão a descentralização da concessão de benefícios e a agilidade na emissão de certidões de contagem de tempo, que variam entre 12 e 50 dias para serem expedidas. Antes esse prazo era até de seis meses.
Todos eles ressaltaram durante as apresentações que os resultados alcançados durante o ano demonstram o comprometimento de todos os servidores na construção de metas ousadas e criativas e, principalmente, no trabalho desenvolvido para alcançar essas metas.