Anastasia abre fórum conjunto sobre administração, planejamento e gestão
BELO HORIZONTE - (6/12/2012) O governador Antonio Anastasia participou nesta quinta-feira (6/12), em Belo Horizonte, da abertura oficial do 88º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e do 52º Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), realizados em conjunto no hotel Ouro Minas, até esta sexta-feira (7/12). É a segunda vez que o Consad & Conseplan é realizado na capital mineira. O primeiro foi em 2007.
Integrantes das secretarias estaduais de Administração e de Planejamento participam dos fóruns. Entre eles, o presidente do Consad, Eduardo Diogo, secretário de Planejamento e Gestão do Ceará; o presidente do Conseplan, Gustavo Filgueira Nogueira, secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba; e a vice-presidente do Consad e do Conseplan, Renata Vilhena, secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais.
Durante o fórum, o governador afirmou que a realização do encontro demonstra o atual estágio de prestígio e de relevância das áreas de administração e planejamento na gestão pública moderna. Antonio Anastasia, que já exerceu os cargos de secretário de Estado da Administração e também do Planejamento, lembrou que a administração pública, no passado, era considerada uma atividade periférica e pouco relevante para obtenção de bons resultados na gestão pública.
No início da década de 1990, a administração era considerada ‘o patinho feio’ das pastas. E era considerada, de fato, uma atividade periférica, pouco relevante para a obtenção de bons resultados na gestão pública. Hoje, a gestão pública se faz presente não só no seio do poder executivo, mas nas diversas áreas dos poderes públicos, disse o governador de Minas Gerais.
Anfitriã do encontro
A secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais e vice-presidente do Consad, Renata Vilhena, anfitriã do encontro, disse na abertura do evento que a gestão eficiente com foco nos resultados faz a diferença, pois a sociedade tem cobrado cada vez mais.
Em sua avaliação, o grande desafio dos estados hoje é criar alternativas para oferecer melhores serviços aos cidadãos, sem comprometer o equilíbrio fiscal. Cabe a nós, gestores, buscar ferramentas para vencer o desafio de entregar melhores resultados sem aumentar o gasto fiscal, afirmou. Renata Vilhena destacou também a importância do compartilhamento de boas práticas entre os Estados por meio dos dois Fóruns.
Homenagem a Niemeyer
A cerimônia de abertura teve início com um minuto de silêncio em homenagem à memória do arquiteto Oscar Niemeyer, falecido na noite desta quarta-feira (4/12). Em seu discurso, o presidente do Consad, Eduardo Diogo, lembrou aos participantes do encontro a obra de Niemeyer.
Gostaria de destacar um pouco de humanismo no momento de perda desse grande brasileiro, disse Eduardo Diogo. Segundo ele, Oscar Niemeyer, apesar de carioca, teve um laço muito forte com Minas Gerais, principalmente quando o mineiro Juscelino Kubitschek foi presidente da República.
Falou ainda na abertura do Fórum Consad & Conseplan o presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), Gustavo Nogueira, que comentou a importância da discussão dos temas da pauta na atual conjuntura brasileira.