Conteúdo Principal

Servidores da Seplag se destacam no 6º Prêmio Excelência em Gestão Pública

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

A realização do 6º Prêmio Excelência em Gestão Pública em 2011 demonstra que, com boas ideias, podem surgir soluções inovadoras na administração pública. Os servidores premiados elaboraram alternativas viáveis na atuação do poder público em diversas esferas.

É o caso da equipe de Leonardo Carvalho Ladeira, diretor da Central de Coordenação da Ação Governamental, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), premiada com o projeto Participação e Regionalização da Estratégia Governamental em Minas Gerais.

Eles obtiveram o 1º lugar na categoria Experiências e iniciativas de sucesso implementadas ou em processo de implementação com suporte técnico / financeiro, que sugere a implantação de comitês regionais e a realização de encontros e fóruns regionais em diversas regiões do Estado, além da criação da Câmara Multissetorial e do Comitê Estratégico, permitindo uma atuação mais abrangente e descentralizada do Governo de Minas.

É um piloto que começou em setembro de 2010, envolvendo todo o estado, e que contempla as ações da terceira fase do Choque de Gestão. Ou seja, promover uma gestão regionalizada, com participação ativa da população, destaca Ladeira. A servidora Bárbara Nascimento Martins destaca o comprometimento dos colegas e a eficiência do trabalho apresentado. Foi um grande incentivo para a equipe participar do 6º Prêmio. Nosso projeto adota mecanismos importantes, como os encontros regionais, que apontam as prioridades eleitas como necessárias para a sociedade civil, disse. Essa proposta está integrada ao Projeto Estruturador do Estado em Rede, que em 2011 teve início em duas regiões: Rio Doce e Norte de Minas.

Para a secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, o caminho ideal para um governo eficiente é a busca constante pela inovação. Um dos principais direcionadores do governo, em gestão, é inovar, e nada melhor do que buscar inovação entre os servidores, que são os que mais conhecem a realidade da administração pública. O prêmio é uma forma saudável de incentivo à inspiração, à inovação, e ficamos felizes por constatar que, a cada ano, os trabalhos apresentados ganham em qualidade, em abrangência e aplicabilidade, para Minas e para todo Brasil, disse ela.

Estagiários

Na categoria estagiário, na modalidade Experiências e ideias inovadoras implementáveis, Thiago Thales Ribeiro e Andre Almeida Reggiani, da Seplag, também conquistaram o 1º lugar com o Projeto Web 2.0 Wiki. Pensamos em criar uma forma de organizar as informações do Governo de Minas em um único lugar, para que todos conheçam os programas e projetos do Estado, e possam colaborar, inserindo informações sobre sua secretaria dentro de uma única página na internet, disse Thiago.

Outros vencedores

Os servidores Vânia de Freitas Drumond, Érica Tolentino Santos Gonçalves e Nilmar Paulo Fortes, da Secretaria de Estado de Saúde, utilizaram recursos de tecnologia da informação para criar o software Sistema de Controle de Teto Financeiro (Siscotef). É uma alternativa eficaz para o gasto inteligente, pois é capaz de determinar se um município manda para o Estado um orçamento maior do que o previsto. Temos as despesas controladas, disse Vânia.

O turismo foi o destaque da categoria Experiências e ideias inovadoras implementáveis, com o projeto Os 10 anos do programa de Regionalização do Turismo de Minas Gerais: Desafios para o avanço da polítca pública do turismo, de autoria das servidoras, Isabela Rosa Sette e Marcela Pimenta Campos Coutinho, da Secretaria de Estado de Turismo.

Publicação confere prêmio a servidor da Seplag

A Plano Editorial, empresa paulista responsável pela publicação do Anuário TI & Governo edição 2011, vai conferir prêmio ao servidor Damião José Rodrigues da Rocha, diretor da Central de Gestão dos Canais de Atendimento Eletrônico, da Seplag. Especializada em publicações que envolvem administração e serviço públicos, o Anuário TI reconheceu o trabalho desenvolvido por Damião e sua equipe na implantação dos terminais de autoatendimento do Governo de Minas, que oferecem serviços essenciais aos cidadãos. O objetivo desses terminais é agilizar os atendimentos presenciais e diminuir as filas nos postos das Unidades de Atendimento Integrado (UAI). De fato, é um reconhecimento importante diante de todas as práticas de governo, conta Damião. Atualmente, as UAIs contam com 27 unidades no Estado, com acesso a serviços envolvendo Detran, DER, Copasa e IPSEMG, entre outros. A cerimônia de entrega do prêmio está prevista para a segunda quinzena de janeiro, ainda sem local definido.