Conteúdo Principal

Seplag apresenta procedimentos de compras públicas para empresários em Uberlândia

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

Representantes da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) apresentaram o processo de compras governamentais para empresários de Uberlândia que desejam se tornar fornecedores do Estado, destacando as facilidades de vender para o Governo e as políticas de incentivo às micro e pequenas empresas (MPEs). A palestra Oportunidade de Negócios nas Vendas para o Governo de Minas fez parte do Workshop de Compras Governamentais da Regional Vale Paranaíba, promovido nesta terça (19/11) pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), em Uberlândia.

Welson Souza e Leonardo Lacerda, da Superintendência Central de Recursos Logísticos e Patrimônio (SCRLP), demonstraram as oportunidades de negócios para empresários da região, principalmente para as MPEs. O Governo de Minas promove a participação desses fornecedores nas compras governamentais por meio de políticas de fomento que desburocratizam as negociações e simplificam normas e procedimentos, destacou Leonardo Lacerda.

Em Minas Gerais, as MPEs têm exclusividade nas compras de bens e serviços do Governo de Minas até R$80 mil e benefícios como simplificação dos procedimentos de abertura e encerramento de empresas, linhas de crédito especificas, atualização automática da regularidade fiscal, entre outros. As MPEs representam 87,38% do total de empresas em Minas e, no Cadastro Geral de Fornecedores de Minas Gerais (Cagef), somam aproximadamente 64% dos 27 mil fornecedores cadastrados.

De janeiro a outubro deste ano, os investimentos em compras governamentais em Minas Gerais totalizaram cerca de R$ 5,7 bilhões entre. Desse valor, R$ 562 milhões foram gastos nas compras realizadas entre o governo estadual e MPEs, um aumento de 48% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando essas compras somaram R$ 378 milhões. Das compras realizadas neste ano de micro e pequenas empresas, 83% foram com empresas mineiras.

Até outubro de 2013, o Governo de Minas adquiriu aproximadamente 113 milhões de empresas da região do Triângulo Mineiro. Desse valor, quase 19 milhões foram de MPEs, ressaltou Welson Souza.

Os principais produtos comprados de fornecedores da região do Vale Paranaíba são equipamentos para movimentação e escavação de terras e estradas, veículos para transporte de cargas, combustíveis e lubrificantes, alimentos hortifrutigranjeiros e bebidas, suprimentos de informática, equipamentos cinematográficos e de multimídia e materiais para construção.

Já os serviços mais contratados de empresas da região são fornecimento de lanches e refeições, edificações, acabamentos e revestimentos, manutenção de veículos, conservação e limpeza, estudos e projetos de agrimensura, reforma e adaptação de bens imóveis.

O cadastro de empresas interessadas em se candidatar como fornecedoras é feito no Portal de Compras e a documentação pode ser entregue nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), nas regionais da Seplag ou enviada pelos Correios. Após registro no Cagef, o Estado envia emails e mensagens de celular aos fornecedores avisando sobre licitações e processos de compras que serão realizados.