Começou, na quinta-feira (21/11), o 92º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração e o 56º Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento. Organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), o evento acontece na cidade de Canela (RS) e discute, até o dia 22, ações que visam promover melhorias e inovações na gestão pública nacional. Representando o Governo de Minas, a secretária de Planejamento e Gestão e vice-presidente do Consad, Renata Vilhena, participou da abertura.
Na cerimônia de abertura, o presidente do Consad, Eduardo Diogo, ressaltou que as palestras e debates que fazem parte da programação traduzem o momento de reflexão e de amadurecimento do Brasil. O que nos traz aqui, neste quarto fórum em conjunto, é a marca da cooperação, da integração dos conselhos e dos estados. Independentemente de partido político, a questão da gestão pública deve focar na qualidade que o cidadão almeja, avaliou.
Gustavo Nogueira, presidente do Conseplan, analisou que, nos últimos dois anos, os estados sofrem desafios econômicos e sociais, alguns, inclusive, herdados da crise econômica que assolou os países mais desenvolvidos, em 2008. Para o também secretário do Planejamento e Gestão da Paraíba, os conselheiros devem pensar em uma estratégia para sustentar a economia brasileira de forma planejada.
Apenas com recursos e sem planejamento, os gastos públicos podem ser ineficientes ou desperdiçados. Devemos deixar de nos beneficiar ou nos prejudicar apenas com sucesso ou fracasso externo. Devemos, sim, protagonizar o nosso crescimento, acrescentou Nogueira.
Mais informações sobre o evento acesse http://consad.org.br/.