Conteúdo Principal

Governança em Rede debate desenvolvimento no interior

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

DIVINÓPOLIS (21/11/2012) - Cerca de 15 representantes das secretarias regionais do Governo de Minas se reuniram nesta quarta-feira, (21), em Divinópolis, para debater as principais prioridades para o desenvolvimento econômico e social no Comitê Regional do Centro-Oeste. A iniciativa integra o projeto Governança em Rede, responsável pela condução dos Comitês Regionais  do Governo de Minas, que fazem parte da  terceira fase do Choque de Gestão: Gestão para a Cidadania.

No encontro, coordenado por técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), os membros do Comitê Regional do Centro –Oeste receberam um retorno da câmara multissetorial sobre necessidades apontadas no primeiro encontro do Comitê, ocorrido no final de agosto. Entre as áreas demandadas, destaque para meio ambiente e mineração, maior exploração turística nas grutas da região, educação integral, e construção de estradas vicinais.

A preservação do meio ambiente foi um dos temas mais discutidos devido aos impactos da mineração de calcário, atividade que vem se expandindo no Centro-Oeste mineiro, e atingindo áreas de preservação ambiental. Outra questão é a capacitação de jovens que cumprem medidas socioeducativas. Queremos articular com a Secretaria de Estado de Trabalho (Sete) e de Desenvolvimento Social (Sedese) a ampliação de programas de reinserção no mercado de trabalho nesse sentido, disse Andrea Lima, coordenadora do Comitê e membro do projeto Governaça em Rede.

O Comitê levantou ainda a necessidade de ampliação do Programa Educacional  de Resistência às Drogas (Proerd) para fortalecer medidas de combate ao narcotráfico nos municípios que integram a região.

Comitê da Mata propõe fortalecimento da Defesa Civil

Em seu IV encontro, na quarta-feira, (21), o Comitê Regional da Mata estabeleceu como uma das prioridades o fortalecimento da Defesa Civil nos municípios que compõe a região de planejamento do Estado, ampliando a gestão de risco e resposta a desastres locais. Melhorias no trânsito local também foi outra prioridade apontada na reunião.

Os representantes das secretarias e órgãos do Estado apresentaram o programa Ambiente de Paz, executado pela Polícia Militar de Minas Gerais com iniciativas voltadas para o combate a violência. A proposta é envolver as secretarias na execução deste projeto.

No período da tarde, o Comitê assistiu a apresentação do Projeto Ecos da Mata, cuja meta é valorizar a identidade regional  melhorando os índices socioeconômicos nas cidades da Zona da Mata.

Essa apresentação foi de grande importância para o Comitê, pois é uma forma de identificar pontos de convergência e identificar parcerias em algumas das nossas ações, afirma Caio Magno Campos, técnico da Diretoria Central de Coordenação da Ação Governamental da Seplag.