Concluída a Certificação Ocupacional dos titulares de PGF’s
BELO HORIZONTE (29/11/2012) - A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) publicou no Minas Gerais de terça-feira, 27 de novembro, Resolução com o resultado final do processo de Certificação Ocupacional para a função de titular das unidades de Planejamento, Gestão e Finanças de órgãos e entidades do Governo de Minas.
O processo de Certificação Ocupacional para PGF’s ofereceu 100 vagas para realização de testes objetivando identificar profissionais com perfil de competências compatível com os exigidos para a ocupação dos referidos cargos.
O processo de Certificação registrou um total de 233 profissionais inscritos para a modalidade de Certificação e 52 para a Recertificação, que é destinada aos candidatos certificados em processos anteriores, cuja validade expirou em 2011.
Para selecionar os participantes, a primeira fase da avaliação pontuou a trajetória acadêmica e profissional dos candidatos. De acordo com escala desenvolvida pela entidade certificadora - a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) -, foi atribuída maior pontuação aos candidatos com formação e experiência profissional mais aderentes ao perfil requerido. Os candidatos classificados em colocação até o número de vagas disponíveis foram habilitados para a realização dos testes.
Situações cotidianas
O processo ocorreu em duas etapas. A primeira, representada pela avaliação do perfil do candidato, incluiu inventário comportamental (DISC) e entrevista. A segunda etapa constou de avaliação técnica, que consistiu na apresentação de situações-problema, nas quais os candidatos deveriam escolher uma das alternativas sugeridas para, em seguida, justificá-la. Dessa forma, os candidatos puderam ser avaliados de acordo com sua atuação em situações cotidianas.
As entrevistas e exames comportamentais ocorreram em outubro, na Cidade Administrativa. Considerando que grande parte dos postulantes são servidores, o local para a realização dessa etapa foi escolhido com o intuito de oferecer aos candidatos maior facilidade de acesso e, aos órgãos e entidades, menor impacto nas atividades. O teste de conhecimentos ocorreu em 4 de novembro, na UFMG, na mesma sistemática em que são realizados concursos públicos pela Fundep.
Em complemento ao processo de certificação ocupacional, teve início no final de novembro curso ministrado pela Fundação Dom Cabral, denominado Circuito Líderes em Ação, para os ocupantes da função de PGF com certificado válido. O objetivo do curso é fortalecer o processo com a inserção de ações de capacitação para aprimorar as competências mensuradas durante os testes.