Conteúdo Principal

Ensino de qualidade ao alcance dos servidores

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

Convênio Seplag com instituições oferece bolsas com descontos em cursos

Com o mercado de trabalho sempre exigente e profissionais à procura de uma boa colocação, servidores estaduais e seus dependentes têm uma oportunidade de acesso a uma formação de qualidade, a um custo mais acessível. Desde 2004, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) vem firmando convênios com diversas escolas e faculdades que ofertam vagas no ensino básico, profissional e superior.

Atualmente, 1848 servidores fazem uma faculdade por meio do convênio. Das 36 instituições de ensino registradas, 27 oferecem cursos de graduação e pós-graduação, tais como UNI-BH, Newton Paiva, e UNA. Há ainda sete escolas dedicadas ao curso de línguas, como inglês, francês, alemão e espanhol. Já para a formação de turmas do ensino básico, a Seplag oferece convênios com o Colégio Pitágoras e Sociedade Educadora Pedro II.

Para Cleide Vieira de Barros, servidora da Secretaria de Estado da Saúde há 14 anos, o convênio veio no momento oportuno. O filho mais velho, Rafael Vieira da Silva, foi aprovado no vestibular de 2008 em Ciências da Computação, no Centro Universitário Uni-BH. Assim que soube que teria direito a um desconto de 10%, não pensei duas vezes. Tudo que precisei fazer foi apresentar meu contracheque e um documento da Seplag comprovando que sou funcionária pública do Estado. Não tive nenhuma burocracia, disse ela.

Os descontos variam de 5% a 70%, de acordo com convênio celebrado com cada instituição de ensino, e abrangem cursos de educação básica e profissional, e ainda graduação e pós-graduação, explica Maria Angélica Azevedo Gama, diretora da Central de Gestão do Desenvolvimento do Servidor.

Rafael, que já está no 7º período, diz que o desconto é um alívio em sua rotina de estudos e admite que de outra forma, pagar as mensalidades seria quase impossível. Sem dúvida é uma grande ajuda, até porque tenho outras despesas com transporte, livros e xerox. Se não tivesse esse desconto, acho que não iria conseguir estudar agora, relata.

O mesmo sentimento tem a servidora da Seplag, Fernanda Cruz, que neste semestre pôde dar início ao curso de Gestão de Recursos Humanos pela faculdade Una. Soube pela secretaria que, como servidora efetiva, teria direito ao desconto. Recebi 15% e estou muito feliz. Se não fosse esta ajuda, ia pesar muito mais no meu orçamento que, além do material didático, gasto no transporte e na alimentação.

A iniciativa recebeu um reforço do Governo de Minas em 2006, com a criação da Política de Desenvolvimento dos Servidores. Por meio do Decreto nº 44.205, a administração pública passou a investir na capacitação de seu quadro de pessoal em áreas estratégicas, como planejamento, orçamento e gestão.

Idiomas

Buscando sempre ser um diferencial para o mercado, Marco Patrício Garcia, servidor da Seplag, dedica suas horas livres no período noturno e finais de semana ao estudo do inglês, espanhol e francês. Ele foi um dos responsáveis pela integração da escola The Best Idiomas na lista de instituições conveniadas.

Um colega da diretoria de gestão do servidor me viu com a garrafinha da The Best Idiomas e entrou em contato com eles para oferecer o convênio com a Seplag. A escola aceitou e, como já estudava o inglês, me interessei pelo francês e o espanhol, conta Marco, beneficiado com um desconto de 60% nas mensalidades. O desconto é muito interessante. Se não fosse assim jamais teria condições de estudar mais de um idioma.

Vantagens

Segundo Ricardo Luis Oliveira Rocha Campos, do Departamento de Marketing da Uni-BH, os benefícios concedidos podem ir além do convênio celebrado. Um exemplo é o código promocional que é encaminhado no período do vestibular para que os candidatos façam a própria inscrição com desconto.

Em alguns processos de seleção da pós (graduação) também são distribuídos códigos promocionais que garantem descontos a mais nas mensalidades. Neste caso a distribuição é limitada e de acordo com a estratégia de marketing do UniBH, explica Ricardo. Ele estima que 233 servidores estaduais e seus dependentes estudam na universidade.

O convênio concede às instituições participantes a chance de divulgarem seus cursos e datas de vestibulares por meio de propaganda física e programas de estágio. Quem confirma é o consultor do Núcleo de Carreiras e Relações Corporativas da Una, Luiz Eduardo Savassi Longo.

Desde a celebração do convênio, recebemos informações sobre a realização de processos de contratação de estagiários/trainees oferecidos por ela, para que a Una possa divulgar entre seus alunos e para que os mesmos possam se candidatar às vagas, confirma o consultor. Hoje, cerca de 870 servidores estaduais e seus dependentes estudam na faculdade.

Mais informações podem ser encontradas por meio do portal www.seplag.mg.gov.br/servidor/gestaorh/convenios.asp.