Conteúdo Principal

Tempo de recordar na homenagem da Seplag a servidores

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

Uma manhã de emoção e descontração no auditório JK da Cidade Administrativa. Assim foi o evento realizado pela Seplag neste 28 de outubro, dia do Servidor Público, para homenagear funcionários da secretaria com 25 anos ou mais de serviços prestados ao Governo de Minas. Foram agraciados 278 servidores, entre homens e mulheres, com atuação em Belo Horizonte e nas unidades do interior.  A celebração teve de tudo um pouco: jogral, discursos e entrega de placas comemorativas aos homenageados, acompanhados pelas belas músicas apresentadas pelo Quarteto de Cordas da Polícia Militar de Minas Gerais. 

Para  elembrar a trajetória desses servidores até os dias de hoje o evento retomou um pouco da história da criação do antigo Departamento de Administração Geral (DAG), em 1949, que mais tarde passou à Secretaria de Estado de Recursos Humanos e Administração (Serha), e do Conselho Estadual de Economia e Desenvolvimento , em 1951, que depois passou à Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan). A fusão dessas duas secretarias, em 2003, deu origem à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). 

Lembranças 

Para reconstruir um pouco da memória da Seplag e, por consequência, dos servidores homenageados, o evento revisitou as lembranças dos antigos prédios ocupados pelas duas secretarias, com seus personagens e peculiaridades. Um bem-humorado jogral, apresentado por funcionários, retomou antigas lembranças como a caderneta no restaurante do Aurélio, onde se anotava o almoço para pagamento no final do mês, como acontecia à época em que a Serha funcionava na  Rua Tomás Antônio Gonzaga. Ou as missas na Igreja Nossa Senhora da Pena, do Colégio Santo Agostinho, onde era comum se fazer as pazes com colegas de trabalho. Era a época da Seplan na Rua Bernardo Guimarães.  

Os discursos lembraram os bons momentos e ressaltaram também o orgulho de ser servidor público. O funcionário João Romão Lima, da Regional de Pouso Alegre, falando em nome dos homenageados, lembrou os desafios superados ao longos dos anos e que resultou em aprendizado para toda a vida. O servidor público mineiro tem garra, disposição e está sempre disponível para o trabalho, com vontade de servir, disse. 

O mesmo tom de orgulho profissional como servidora pública foi enfatizado pela secretária Renata Vilhena, ao lembrar que ingressou no serviço público como estagiária da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) em 1981.  Sinto-me parte desse grupo. Tenho orgulho porque, mais que uma profissão, o serviço público é uma vocação para buscar melhores resultados na prestação serviços para a sociedade disse, lembrando que nos últimos 12 anos o Estado adotou iniciativas para valorizar os servidores a partir da meritocracia. O balanço que faço traz um sentimento de realização pelas entregas realizadas para a sociedade, finalizou. 

Participaram do evento o subsecretário de Planejamento, Orçamento e Qualidade do Gasto, Jean Mattos Duarte, a subsecretária de Gestão da Estratégia Governamental, Adriane Ricieri Brito, a subsecretária de Gestão  de Pessoas, Fernanda de Siqueira Neves e a intendente da  Cidade Administrativa,  Kênnya Kreppel. 

O evento, que faz parte do Programa Servidor em Foco, é uma realização da Superintendência Central de Políticas de Recursos Humanos (SCPRH), em parceria com a Diretoria de Recursos Humanos (DRH) e a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Seplag.

Imagem removida.