Conteúdo Principal

Gestores do Governo na região Norte de Minas discutem ações para a região

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) realizou em 2 e 3 de outubro, em Montes Claros, reuniões com os integrantes do Fórum e do Comitê regionais do Norte de Minas. O Fórum e o Comitê fazem parte do Governança em Rede, iniciativa do Governo de Minas que tem por objetivo integrar e otimizar as ações dos diversos órgãos e entidades do Executivo Estadual, de forma a melhorar a prestação de serviços à população.

Essa foi a quinta reunião do Fórum Regional do Norte de Minas. O encontro, que reúne gestores do governo com atuação na região e representantes da sociedade civil, teve o objetivo de promover o acompanhamento das ações do governo do Estado que foram priorizadas pelos integrantes do Fórum nas reuniões anteriores, como informa o diretor Central de Coordenação da Ação Governamental da Seplag, Leonardo Ladeira.

Entre os temas priorizados está o desenvolvimento, na região, de programas e ações integradas de prevenção à violência. No encontro, os técnicos das Seplag relataram o número de alunos atendidos pelo Poupança Jovem na região, que chegou a 15.481 alunos, e o total de 1976 atendimentos realizados pelo Centro de Prevenção à Criminalidade.

Os integrantes do Fórum priorizaram também, anteriormente, a estratégia de consolidar e disseminar projetos focados na prevenção da violência e dos sinistros no meio urbano. Como resposta a essa demanda os técnicos informaram que 769 alunos foram atendidos no projeto Geração Esporte, – Iniciação Esportiva no Contra -Turno Escolar do Programa Minas Olímpica.

Em relação à estratégia de ampliar a capacidade de prestação de serviços públicos, o Governo de Minas informou durante o Fórum que foram concluídas na região 59 obras de saneamento realizadas pelas prefeituras em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru).

Comitê

O Comitê Regional do Norte de Minas é formado, basicamente, por gestores das secretarias e demais órgãos do Governo com unidades regionais na região. Um dos temas abordados na reunião tratou das questões relacionadas ao transporte rodoviário clandestino que hoje funciona em diversas áreas da região. Os integrantes do comitê apontaram a necessidade de intensificar a fiscalização e incluir os veículos apreendidos no banco de dados da Polícia Civil.

Durante o encontro também foi discutida a necessidade de agregar profissionais de outras áreas, além da saúde, nas ações de prevenção e combate à dengue. Os debates realizados pelo comitê mostraram que o combate à dengue deve permear as ações de outros órgãos, instituições e entidades diversas, com o objetivo de se alcançar um número cada vez maior de pessoas, relatou Leonardo Ladeira.

O comitê abordou também a necessidade de ampliação das ações relacionadas à recuperação de estradas vicinais, ação que vai beneficiar, por exemplo, o transporte escolar nas zonas rurais. De acordo com Ladeira, ficou a proposta de envolvimento da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amans) na conscientização e mobilização dos prefeitos, aliado à interlocução com os órgãos do Governo de Minas responsáveis pelo setor para a elaboração de um projeto de intervenção do Executivo Estadual nesta área.

Imagem removida.