Gestores de todo o país conhecem modelo de recursos humanos adotado em Minas
A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, participou nesta quarta-feira (2/10), em São Paulo, de um encontro sobre Gestão de Pessoas no Setor Público. No evento, a secretária apresentou o modelo adotado pelo Governo de Minas, baseado na meritocracia e em instrumentos de desenvolvimento e valorização do servidor.
Promovido pela Fundação Brava e pela Fundação Instituto de Administração, o encontrou reuniu, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP), gestores públicos, mestrandos com teses sobre o tema e representantes do setor público de todo o país.
Em sua palestra, a secretária destacou que o desenvolvimento de estratégias de governo passa pelas pessoas que integram as estruturas, os servidores públicos. Quanto maior a aderência da política de recursos humanos à estratégia governamental, melhores serão os resultados das políticas públicas. E melhores serão os serviços prestados ao cidadão, afirmou.
No evento, os gestores conheceram a experiência de Minas na gestão para resultados, por meio de metas e do pagamento do Prêmio por Produtividade. Conheceram também os instrumentos vinculados ao desenvolvimento e à valorização do servidor, entre eles, os planos de carreiras e a gestão por desempenho.
Um bom plano de carreiras, além de permitir uma perspectiva de crescimento profissional a longo prazo, é um instrumento de incentivo à capacitação e à elevação da escolaridade, criando uma sistemática de desenvolvimento pautada no mérito e na profissionalização, afirmou Renata Vilhena. Já o processo de gestão de desempenho inclui o planejamento, o acompanhamento, a avaliação e o feedback para os servidores.
O desafio permanente é utilizar a Avaliação de Desempenho como instrumento gerencial de negociação. Cabe aos gestores acordar com suas respectivas equipes o quê e como cada servidor, individualmente e em grupo, pode e deve fazer, afirmou. Ela ressaltou ainda que a avaliação de desempenho deve ser usada como oportunidade de melhoria e capacitação.
No processo de avaliação de desempenho em Minas, são consideradas as cinco competências essenciais dos servidores: comprometimento profissional, trabalho em equipe, foco no cliente, foco em resultados e inovação.
O evento
A programação do encontro contou com palestras e debates com o objetivo de difundir e inspirar boas práticas de gestão de pessoas em instituições públicas. O projeto é realizado pela Fundação Brava e pela Fundação Instituto de Administração em parceria com a pesquisa de clima organizacional As Melhores Instituições Públicas para Você Trabalhar, do Guia Você S.A. – As Melhores Empresas para Você Trabalhar.