5° Fórum de 2013 discute Gestão de Pessoas
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) realizou, nesta sexta-feira (4/10), o 5° Fórum de Planejamento e Gestão de 2013, com o tema Gestão de Pessoas. O encontro reuniu servidores das áreas de Planejamento, Gestão e Finanças, Recursos Humanos e das Assessorias de Gestão Estratégica e Inovação (Agei).
Na abertura do Fórum foi apresentado o projeto de implementação do Banco de Talentos na Secretaria de Estado de Governo (Segov). A assessora-chefe da Agei da Secretaria, Carolina Vespúcio, detalhou a boa prática, que foi desenvolvida juntamente com a Diretoria de Recursos Humanos (DRH).
Os objetivos do Banco de Talentos, como Carolina explicou, são melhorar o gerenciamento das equipes pelas chefias, permitir um intercâmbio de pessoas entre as equipes, otimizar a oferta de cursos e capacitações, fornecer um diagnóstico completo dos servidores e melhorar a alocação dos novos e antigos funcionários. Para dar suporte ao Banco de Talentos da Segov, foram levantadas as principais deficiências e áreas de interesse, realizando um cruzamento entre o perfil desejado pelas chefias e o perfil real do servidor.
Com isso, a Agei e a DRH da Segov esperam que as chefias conheçam seus servidores e as atividades desenvolvidas por eles, para que possam delegar atividades de acordo com o perfil de cada um. A DRH poderá fornecer capacitações, alocar adequadamente os novos servidores e remanejar de forma eficiente aqueles insatisfeitos com o local de trabalho.
Em seguida, a executiva da Cultura Inglesa Rio, Fátima Lima, ministrou a palestra O quanto vale investir em pessoas?, um trabalho desenvolvido em parceria com a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, durante o Programa de Gestão Avançada 2012, da Fundação Dom Cabral.
Fátima Lima atua no segmento de educação e ao longo de sua carreira liderou muitas equipes e participou de processos e aquisições onde o foco era gestão de pessoas. Durante a palestra ela falou sobre a importância de se investir em capital humano para conseguir bons resultados nas organizações. Investir tempo e atenção, não só recursos financeiros, destacou.
Durante a apresentação Fátima também falou sobre a necessidade de se conciliar estratégia e atitude na busca da eficiência, ressaltando o trabalho em equipe, a motivação dos funcionários e a função do líder. O papel do líder é ter o sonho, a visão, depois comunicar e dividir essa visão com o grupo e garantir que as pessoas certas estejam em sua equipe, afirmou.
Outras dicas apresentadas pela especialista aos líderes são envolver as pessoas em projetos e não em rotinas, lembrar que a remuneração não é o mais importante, descobrir quem são os talentos do grupo, celebrar as conquistas junto com a equipe e contratar pessoas que estejam alinhadas com as ideias da organização.
O Fórum é uma iniciativa das subsecretarias de Gestão da Estratégia Governamental (Suges), de Planejamento, Orçamento e Qualidade do Gasto (Splor) e de Gestão de Pessoas (Sugesp).