Governo de Minas implantará UAI em São Joaquim de Bicas e inicia emissão de carteira de identidade nesta segunda (25/8)

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), deu início ao processo de implantação de uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) em São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Enquanto a estrutura definitiva não é concluída, a população do município contará com um posto provisório exclusivo para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que passou a funcionar nesta segunda-feira (25/8).
A iniciativa é resultado de um convênio entre o Governo de Minas e a Prefeitura de São Joaquim de Bicas, assinado em julho deste ano. Aproximadamente 135 mil pessoas serão beneficiadas na cidade e nos municípios vizinhos Igarapé, Mário Campos e Brumadinho.
O posto funciona na sede da Prefeitura, localizada na Avenida José Gabriel de Resende, nº 340, bairro Tereza Cristina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O local conta com dois guichês de atendimento, com capacidade inicial de 400 emissões mensais da CIN.
“O posto provisório já representa um ganho imediato à população local, garantindo acesso à emissão da CIN sem a necessidade de grandes deslocamentos. Em breve, com a inauguração da UAI definitiva, a região contará com uma unidade completa, com serviços diversificados e mais capacidade de atendimento”, destacou a diretora Central de Gestão das UAIs da Seplag-MG, Marina Kleinhappel.
Os agendamentos para atendimento no posto provisório devem ser realizados previamente pelos canais oficiais do Governo de Minas: Portal MG (www.mg.gov.br), aplicativo MG App Cidadão ou no totem de autoatendimento que será disponibilizado no local.
UAI
A UAI definitiva de São Joaquim de Bicas tem previsão de inauguração no primeiro semestre de 2026. A estrutura permanente ofertará diversos serviços à população, estimando mais de nove mil atendimentos mensais.
Além da emissão de CIN, serão realizados atendimentos de trânsito (habilitação e veículos), do Procon, do Sistema Nacional de Emprego (Sine), emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), recuperação de acesso ao Gov.br e serviços da Sala Mineira do Empreendedor.