Conteúdo Principal

Seplag orienta o planejamento dos Programas Estruturadores do Governo de Minas para 2013

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

BELO HORIZONTE - (1/10/2012) A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) realizou nesta segunda, 1º, reunião para a revisão de planejamento dos Programas Estruturadores do Governo de Minas para 2013. Estes programas constam do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e estão relacionados na Lei Orçamentária Anual (LOA), cujo projeto de lei para 2013 foi encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas (ALMG) em 28 de setembro. Minas Gerais possui hoje 31 programas estruturadores, que dão suporte às Redes de Desenvolvimento Integrado do Estado em todas as áreas.

Participaram da reunião gestores das Assessorias de Gestão Estratégica e Inovação (Agei) e das Superintendências de Planejamento, Gestão e Finanças (SPGF) do Governo, além de gerentes de projetos e processos da administração estadual. A reunião teve o objetivo de orientar estes gestores sobre como deverá ser feita a revisão dos procedimentos, a definição dos prazos para a execução das ações previstas e o monitoramento da execução de cada projeto.

Nivelamento das informações

A subsecretária de Gestão da Estratégia Governamental da Seplag, Adriane Ricieri, ressaltou que a reunião significou o início dos trabalhos de planejamento dos Programas Estruturadores para 2013 de forma mais organizada, com o nivelamento das informações e as orientações adequadas. A partir da reunião, os gestores terão até dezembro para proceder à revisão e detalhar as ações dos projetos para 2013, com metas a serem alcançadas e o cronograma de execução. Serão três meses para que o planejamento seja elaborado com tranquilidade, de forma a iniciar em janeiro já com o Acordo de Resultados disse, lembrando que os gestores deverão estar atentos para a regionalização das ações e para as metas previstas no PPAG. Ricieri apresentou como novidade que o planejamento de obras do Departamento de Obras Públicas de Minas Gerais (Deop) terá a participação da Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop) e da própria Seplag.

Ranking de Gestão

Rodrigo Furtado, assessor da Subsecretaria de Gestão da Estratégia Governamental (Suges) informou durante a reunião que em 2013 será realizado o Ranking de Gestão dos Projetos e Processos Estratégicos. Ele citou entre os benefícios deste ranking a percepção de oportunidades, para os gestores, de melhor gerenciarem o processo ou projeto estratégico. Ao mesmo tempo, relacionou, a Seplag terá um feedback do funcionamento das metodologias, com a indicação dos gargalos e das oportunidades de melhoria.Haverá, inclusive, uma premiação para os melhores gerentes.

Caso de sucesso

Durante a reunião foi apresentado um caso de sucesso de trabalho intersetorial realizado na Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, (Seapa) pelos gestores, naquela pasta, da Agei, Felipe Passos, e da SPGF, Rodrigo Matias, que resultou em dois produtos. O primeiro foi a criação do Comitê de Gestão Estratégica (Coge), que trabalhará o planejamento unificado da Seapa com as instituições a ela vinculadas, representadas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Fundação Rural Mineira (Ruralminas). O segundo será o planejamento unificado da carteira de programas estratégicos destas instituições.