Governança em Rede apresenta demandas do Alto Paranaíba
BELO HORIZONTE - (22/10/2012) Patos de Minas sedia na quarta e quinta-feiras desta semana (24 e 25/10) a segunda reunião do Comitê Regional do Alto Paranaíba do Projeto Governança em Rede. No encontro, técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) apresentam informações sobre demandas específicas da região para a ressocialização de usuários do sistema de saúde mental e na área de meio ambiente.
O Governança em Rede é uma iniciativa do Governo de Minas que tem o objetivo de regionalizar o planejamento estratégico de desenvolvimento do Estado, a partir das demandas identificadas como prioritárias em cada região. São 10 comitês em funcionamento e que abrangem todo o território mineiro.
Em cada comitê participam representantes do Governo de Minas que atuam na região em áreas como saúde, educação, segurança e infraestrutura, entre outros. Estes representantes são os responsáveis por identificar, junto ao comitê, as necessidades prioritárias das regiões, a partir da sua vivência local.
Centros de Atenção Psicossocial
Nesta segunda reunião, os técnicos da Seplag irão apresentar aos integrantes do Comitê informações para algumas das demandas apontadas na primeira reunião. Em resposta à demanda por unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) - criados para ressocialização de usuários do sistema de saúde mental - está prevista a implantação de quatro unidades no Alto Paranaíba, de acordo com o Plano Plurianual da Ação Governamental (PPAG).
Em relação ao meio ambiente, os técnicos vão apresentar um mapa com pontos de desmatamento na região. Apresentarão também como estão funcionando os consórcios criados na região para a gestão dos resíduos sólidos. Os integrantes do comitê vão conhecer ainda os diversos programas e ações que já são realizados pelo Governo de Minas na região.
O Alto Paranaíba reúne 31 municípios, possui população de 655 mil pessoas e conta com uma economia fortemente centrada no agronegócio. Destaque para o primeiro lugar na produção de milho no Estado, com 1,8 milhões de toneladas previstas para 2012. O PIB per capita da região é o terceiro maior de Minas, o equivalente a R$ 16.646.
Serviço: Reunião do Comitê Regional do Alto Paranaíba
Data: 24 e 25 de outubro de 2012 – quarta e quinta-feiras
Horário: 9h
Local: Sala do Conselho Universitário da Unipam, Rua Major Gote, 808.