Conteúdo Principal

Região Triângulo Sul define suas prioridades no Fórum Regional de Governo

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

/

O décimo quinto Território a receber a segunda etapa do Fórum Regional de Governo foi o Triângulo Sul, nesta terça-feira (29/9), em Araxá. O evento foi acompanhado por cerca de 500 moradores, que indicaram as prioridades da região dentro dos cinco eixos de ação definidos pelo Governo do Estado. O Território de Desenvolvimento Triângulo Sul é composto por 27 municípios, divididos em três microterritórios: Araxá, Frutal e Uberaba.

Lideranças políticas, empresários, integrantes de movimentos sociais e da sociedade civil debateram os problemas apontados no Formulário de Diagnóstico Territorial. Sebastião Andrade, representante do Sindicato da Agricultura Familiar de Araxá e Região e coordenador de 13 assentamentos de reforma agrária, foi defender suas demandas. Estamos reivindicando assistência técnica, trator, grade, arado e melhoramento das estradas, afirmou. Nos assentamentos, são produzidos leite, café, milho, feijão, queijo e horticultura.

Isabel Cristina dos Santos reivindicou um centro de reabilitação para mulheres dependentes químicas. Não podemos deixar nossas mulheres abandonadas. Seus filhos precisam de apoio, afirmou Isabel, que é auxiliar de serviços gerais e técnica de nutrição.

Prioridades

Os integrantes do grupo Desenvolvimento Produtivo e Inovação Tecnológica priorizaram o aumento da coleta seletiva, a criação uma política de desenvolvimento econômico regional que contemple a implantação de gasoduto, aeroporto internacional de passageiros e de cargas e o fortalecimento do parque tecnológico, que vai agregar valor aos bens produzidos no território. O eixo também abrangeu demandas do turismo e da agricultura.

A construção do aeroporto de cargas e do gasoduto também foi discutida no eixo Infraestrutura e Logística. Além disso, os participantes priorizaram melhoria nas estradas, asfaltamento e apoio aos municípios para custeio do transporte escolar.

No eixo Proteção Social e Saúde, a população indicou custeio e investimento nos hospitais públicos e filantrópicos da região, implantação da Rede de Urgência e Emergência e SAMU Regional na Região Ampliada de Saúde, implantação do programa Saúde na Praça nos municípios do território, ampliação das unidades de acolhimento institucionais de crianças e adolescentes e criação de Centros de Comercialização para Economia Popular Solidária por microrregião.

Na área de Segurança Pública, as principais demandas foram aquisição de viaturas, armamento letal e não letal e equipamentos para os órgãos do sistema de defesa social, implantação e ampliação do sistema Olho Vivo no Território, instalação de uma nova sede da Delegacia de Polícia Civil em Araxá e criação do Comando Regional do Corpo de Bombeiros em Uberaba.

Já o eixo Educação e Cultura definiu prioridades dentro das áreas de educação especial, transporte e gestão escolar, infraestrutura e estrutura administrativa nas escolas, valorização dos profissionais da educação, ensino superior, educação inclusiva e educação do campo, fomento à produção cultural, preservação dos patrimônios históricos e da cultura local, entre outras.

Complete

 O objetivo dos Fóruns é oficializar a participação popular na elaboração, execução e avaliação de políticas públicas regionalizadas. Os dados levantados juntamente com a população irão ajudar na elaboração do Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG) e do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). 

Após a apresentação das prioridades na plenária final, foram anunciados os representantes eleitos para compor o Comitê de Planejamento Territorial (Complete), que irá acompanhar as demandas do Território Metropolitano identificadas pela população.