Conteúdo Principal

Região Noroeste escolhe suas demandas no Fórum Regional de Governo

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

/

A região Noroeste de Minas Gerais recebeu, no último dia 11, a segunda rodada do Fórum Regional de Governo. Realizado na Universidade Atenas, em Paracatu, o evento contou com a participação de 492 inscritos, de 18 municípios, que trouxeram à tona centenas de demandas e necessidades da região.

 

 

Três dessas participantes, Simone Lopes, Maria Eunice e Edina Sueli, todas de Paracatu, apresentaram demandas na área de proteção social. Estamos reivindicando o fortalecimento das entidades sociais dos programas de prevenção e atendimento às crianças e adolescentes carentes. O Fórum é uma grande oportunidade para o governo atender os anseios da população, analisa Simone Lopes que, juntamente com suas colegas, fazem parte da Fundação Conscienciarte.

O diretor da Universidade Atenas, Roberto Rabelo, levou a seguinte proposta: Queremos que o Governo de Minas seja nosso parceiro para transformar o hospital da universidade em hospital regional. Já temos duas mil assinaturas dos moradores da região solicitando essa reivindicação, destacou.

Do assentamento Herbert de Souza, com 87 famílias, a estudante do curso Educação no Campo, Andreia Campos, de Paracatu, foi eleita membro do Comitê de Planejamento Territorial (Complete) na segunda etapa do Fórum Regional Território Noroeste. Ela reivindica melhorias na educação. Queremos cursos técnicos voltados para os jovens da zona rural e mais cursos de graduação para a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). Como conselheira, pretendo acompanhar cada proposta aprovada no Fórum junto ao governo.

Reivindicações

Por ser uma região com forte vocação para a agricultura, muitas das demandas apresentadas tiveram como foco esse setor da economia local. Uma das principais reivindicações nesse sentido foi o fomento à construção de fábricas de doces e vassouras. O objetivo é priorizar o pequeno produtor rural, agregando valor aos seus produtos e transformando a matéria-prima em semi-industrializado, gerando mais emprego e renda no campo.

 

Outra demanda importante apresentada foi a implantação de centros de especialidades médicas em três dos principais municípios da região: João Pinheiro, Unaí e Patos de Minas, considerando o vazio assistencial dessas microrregiões, que garantiriam o atendimento especializado bem como o aumento da significativo da assistência médica. 

Completes

Após a apresentação das prioridades na plenária final, o subsecretário de Gestão Estratégica da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, César Lima, anunciou os nomes dos escolhidos para compor o Complete, que irá acompanhar as 50 demandas identificadas e os projetos e recursos necessários para sua implantação.

O Complete do Território Noroeste irá integrar o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) a partir do diagnóstico traçado em Paracatu. Está agendada para o dia 19 de setembro uma reunião em Belo Horizonte com os integrantes dos Completes dos 17 Territórios de Desenvolvimento.