Conteúdo Principal

Tecnologias facilitam inovação em projetos do Governo de Minas

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, participou na manhã de terça-feira (23/9), do painel Gestão Pública na 30ª edição do Inforuso, promovido pela Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações de Minas Gerais (Sucesu Minas). No painel Gestão Pública, ela destacou as iniciativas do Governo de Minas, por meio do Programa Descomplicar Minas Inova, para melhorar as relações do Estado com os cidadãos, empresas e com o próprio Estado e que o uso das tecnologias disponíveis facilita esse processo, permite inovações e possibilita melhores serviços para o cidadão e para os servidores. 

As Unidades de Atendimento Integrado, por exemplo, oferecem serviço de autoatendimento que além de diminuir o tempo de espera do cidadão nos procedimentos, também reduz o custo para o Estado. Outro exemplo de ação bem sucedida é a Delegacia Virtual, que tem o objetivo de desafogar as delegacias físicas, auxiliar na confecção dos boletins de ocorrência e otimizar a vida das pessoas, afirmou. A secretária destacou também as ações do Minas Fácil, que facilita a abertura de empresas no Estado, e do Governo sem Papel. Ambos integram o Descomplicar. 

O painel abordou o tema tecnologia da informação aplicada à gestão pública. Também participaram o professor da Fundação Dom Cabral (FDC), Afonso Cozzi, e a presidente da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), Isabel Pereira. A mediação foi feita pelo jornalista Paulo Leite. 

Prêmio 

Antes do painel, a secretária participou da abertura da 39ª edição do Inforuso, um dos mais importantes eventos nacionais de tecnologia da informação, e fez a entrega do Prêmio Sucesu Minas para o secretário de Estado de Turismo e Esporte, Thiago Lacerda, na categoria Destaque Institucional, referente ao trabalho exercido à frente da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo, a extinta Secopa, cujas atividades foram absorvidas pela Sete. 

O prêmio é uma forma de reconhecer profissionais e empresas que fazem a diferença no mercado de tecnologia da informação, contribuindo para a continuidade da inovação e competitividade. 

Com o tema Tecnologia aplicada às pessoas, a edição comemorativa do Inforuso reuniu cerca de 1000 participantes, que circularam em todos os painéis sobre tecnologia durante o dia.