Conteúdo Principal

Governo de Minas participa do lançamento do 4º Prêmio ODM

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, participou nesta terça-feira (27/09) do lançamento da 4ª edição do Prêmio Objetivos do Milênio. A solenidade reuniu representantes governamentais, da sociedade civil e do setor empresarial no Teatro Nansen Araújo, em Belo Horizonte,

A secretária enfatizou as ações do Governo de Minas para diminuir as desigualdades regionais e assim oferecer condições sociais dignas. Pobreza não deve ser tratada como uma estatística, queremos tornar Minas o melhor lugar para se viver para todos os mineiros e para aqueles que aqui escolheram viver, falou.

Ela comemorou o fato do Estado, já em 2008, ter superado cinco dos oito Objetivos do Milênio previstas para 2015: redução da fome e da miséria; promoção da igualdade entre homens e mulheres; redução da mortalidade infantil, combate a AIDS, malária e outras doenças e garantia da sustentabilidade ambiental.

Temos ainda um longo caminho a percorrer, queremos reduzir a mortalidade materna, melhorar o ensino, inserir cada vez mais mulheres no mercado de trabalho, unir esforços em prol da cidadania e superar a vulnerabilidade de várias famílias, declarou Renata Vilhena.

O ministro de Estado chefe da secretaria geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, informou que pelo menos 30 milhões de brasileiros vivem abaixo da linha da pobreza, com uma renda familiar mensal de até R$ 70. Acabar com a exclusão, pelo menos nesse patamar que mais nos envergonha é o nosso desafio. Ele destacou a importância de Minas, por meio dos avanços conquistados, neste processo.

Opinião semelhante foi manifestada pelo representante do Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil, Jorge Chediek, ao afirmar que Minas é um exemplo bem sucedido, inovador e com indicadores acima da média nacional. Mas o melhor, que apesar dos avanços, os mineiros ainda não estão satisfeitos e estamos comemorando o compromisso de fazer muito mais, finalizou Chediek, que se referiu à assinatura de um memorando, em maio deste ano, entre o Programa das Nações Unidas (PNUD) e Governo de Minas para o estabelecimento de novas metas para Minas Gerais em 2015.

O Prêmio

O Prêmio ODM Brasil é uma iniciativa do Governo Federal, com o apoio do PNUD e do Movimento Nacional para Cidadania e Solidariedade, composto por um conjunto de empresas e associações do setor privado.

O objetivo é incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A Coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Podem se inscrever governos municipais e organizações da sociedade civil, respectivamente com políticas e práticas que contribuam para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Para concorrer ao Prêmio, é necessário fazer inscrição das práticas pelo site http://www.odmbrasil.org.br. As inscrições estão abertas até o dia 31 de outubro de 2011