Seplag participa de debate sobre a Gestão de Documentos no Estado
Encontro abriu o ciclo de debates Minas em Diálogo
A Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais (SECCRI), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), iniciou, na última sexta-feira, 19 de agosto, o ciclo de debates Minas em Diálogo. O projeto tem o intuito de abrir discussões relacionadas à prática jurídico-política e à governança do Estado. Realizado no auditório da CODEMIG, esta primeira edição reuniu especialistas, servidores públicos e comunidade acadêmica para debaterem o tema Gestão de Documentos.
A secretária adjunta da SECCRI e Profa. Dra. da Faculdade de Direito da UFMG, Mariah Brochado Ferreira, defendeu, durante a abertura do evento, a importância da discussão do tema. Segundo ela, a história de um grande estado, como Minas Gerais, só existe devido a gestão de sua memória. Há uma demanda enorme de documentos a serem memorizados em Minas Gerais que têm muito a contribuir para a história do país. O povo que não tem memória não tem história, afirmou Mariah.
Os especialistas convidados para falar sobre o assunto fizeram uma exposição dos principais aspectos que devem ser levados em consideração na gestão de arquivos no serviço público.
Para a professora Vilma Moreira dos Santos, Doutora em Arquivologia pela University of Liverpool e ex-superintendente do Arquivo Público Mineiro, a transparência e a boa gestão governamental passam pela gestão de documentos. No entanto, de acordo com a professora, ainda há muitos desafios a serem enfrentados, como a carência de profissionais e a continuidade dos avanços na área. A gestão de documentos deve ser entendida como uma política pública por parte do Governo, defendeu.
A analista de processos Danielle Mara Ferreira da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão apresentou um panorama do Sistema de Gestão de Documentos (SIGED) do Estado, bem como os projetos de melhoria que estão em andamento. Segundo Danielle, essa é uma das principais demandas da Superintendência Central de Governança Eletrônica (SCGE). Dentre os avanços mostrados por Danielle está a integração do SIGED com os sistemas de todos os órgãos e secretarias do Estado, fruto do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), projeto da SCGE que busca o controle e agilidade dos processos do Governo do Estado.
Gestão de todos
De acordo com a assessora da SECCRI, Letícia Torres, para que ocorram avanços efetivos no setor de gestão de documentos é preciso que todos os envolvidos no processo estejam engajados em defender políticas públicas para a área. Para Letícia, todos os envolvidos no processo de produção de um documento são corresponsáveis na preservação da memória. Exemplo disso, em sua opinião, é a falta de preocupação na padronização dos sistemas eletrônicos de documentação, o que pode causar problemas de acesso no futuro. É pensar, de fato, na memória das informações e do Governo, que vai gerar cada vez mais eletrônica e cada vez menos em documento físico, lembrou.
Ciclo de debates
A série Minas em Diálogo ocorre uma vez por mês e terá mais quatro encontros até o fim do ano. O próximo será no dia 9 de setembro e terá como tema a Lei de Acesso à Informação (LAI). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail eventoseccri@gmail.com. Os eventos serão certificados pela UFMG segundo a carga horária de cada encontro separadamente.
Mais informações pelo e-mail comunicacao@casacivil.mg.gov.br ou pelo telefone 3916.7091
Confira a programação do projeto Minas em Diálogo:
SETEMBRO
Tema: Lei de Acesso à Informação (LAI)
Data: 09/09
Horário: 14h às 17 horas
Local: Salão Vermelho da Procuradoria-Geral de Justiça
Avenida Álvares Cabral, 1690, 1º andar, Santo Agostinho – Belo Horizonte
OUTUBRO
Tema: Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)
Data: 07/10
Horário: 14h às 17 horas
Local: Salão Vermelho da Procuradoria-Geral de Justiça
Avenida Álvares Cabral, 1690, 1º andar, Santo Agostinho – Belo Horizonte
NOVEMBRO
Tema: Lei das Estatais
Data: 04/11
Horário: 14h às 17 horas
Local: Salão Vermelho da Procuradoria-Geral de Justiça
Avenida Álvares Cabral, 1690, 1º andar, Santo Agostinho – Belo Horizonte
DEZEMBRO
A programação do mês de dezembro será fechada em breve.