Curso Carinho de Mãe atrai futuras mamães da Cidade Administrativa

Conteúdo Principal
Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

/

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e com a Associação Feminina de Assistência Social e Cultura (Afas), deu uma atenção especial às servidoras que serão mães em breve: o curso Carinho de Mãe, que reuniu, no dia 26 de agosto, 55 participantes na Cidade Administrativa.

O curso contou com a presença da primeira-dama do Estado e presidente do Servas, Carolina Pimentel, grávida de seis meses. Quando tivemos conhecimento do trabalho desenvolvido pela Afas, logo oferecemos a parceria do Servas para poder ajudar a levar o curso de gestantes para mais pessoas. E ele veio em ótima hora porque também estou à espera da minha filha, ressaltou. O curso tem aulas de médicos especializados e as gestantes podem compartilhar suas experiências e sensações com outras colegas.

Realizado há 28 anos pela Afas – organização não-governamental de caráter beneficente, educativo e social –, o curso foi realizado pela primeira vez na Cidade Administrativa. Segundo a presidente da ONG, major Maria de Fátima Rufino Figueiró de Lourdes, grávida de oito meses, o objetivo é fornecer conhecimentos e habilidades que favoreçam a gestação, o parto e o pós-parto. 

Nele, esclarecemos dúvidas, damos dicas sobre o feto e orientamos os cuidados que a gestante deve ter com ela e com o bebê, antes, durante e depois da gravidez, explica. De acordo com ela, a Afas realiza dois cursos de gestante por ano no auditório do Batalhão da Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas), na Avenida dos Andradas, voltados para a população, com divulgação nos hospitais públicos e particulares.  

O curso teve a participação de três médicos, uma anestesista, um fetologista, uma enfermeira e um dentista, todos da Polícia Militar de Minas Gerais, que abordaram temas como: cuidados do pré-natal ao puerpério; saúde bucal da gestante e do bebê; dúvidas sobre anestesia e cuidados com o recém-nascido, vacinas e preparo físico.  Houve sorteio de brindes doados por parceiros do Servas  e da Afas.

As participantes aprovaram a iniciativa e elogiaram a organização do curso.  É a primeira vez que participo de um curso tão rico em informações. Esta é a minha terceira gravidez. Tenho duas meninas, uma de 15 e outra de 11 anos e agora estou no quinto mês de gestação de um menino, declara a assessora comercial, Flávia Calil, 38 anos, que mora em Capim Branco.

Por sua vez, Flávia Diana, também de 38 anos, servidora da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e no quarto mês da segunda gestação, sente-se gratificada. Este é um período tão especial em que eu me sinto agradecida com um evento tão bem organizado. Tenho uma filha de quatro anos e agora espero outra menina. A abordagem do curso sobre o caráter médico por trás da gravidez está sendo enriquecedora, complementa. 

Opinião idêntica tem Adriana Aparecida dos Santos, 41 anos, servidora da Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab-MG),  grávida de sete meses e meio. Tenho uma filha de dois anos e cinco meses, mas não tive oportunidade de participar de um curso de gestante na primeira gravidez. Estou adorando a experiência e aconselho a todas as futuras mamães a fazerem o curso em uma próxima oportunidade, convida.