Conteúdo Principal

Prêmio ODM Minas recebeu 154 inscrições

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

A 1ª edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Minas registrou um total de 154 projetos inscritos, sendo 101 de organizações da sociedade civil e 53 de governos municipais. As iniciativas inscritas no prêmio mineiro concorrem automaticamente à 5ª edição do Prêmio ODM Brasil. No concurso nacional, foram contabilizadas 1.090 inscrições, sendo 804 de organizações e 286 de prefeituras.

O número de inscrições é resultado da mobilização social promovida a partir de seminários realizados em todos os estados brasileiros. O objetivo, além de divulgar o concurso, era estimular o desenvolvimento e a inscrição de projetos alinhados com os Objetivos do Milênio.

O Prêmio ODM vai reconhecer iniciativas de prefeituras ou de organizações como ONGs, universidades, fundações, empresas e movimentos sociais que contribuem com o cumprimento das metas do Milênio. Os ODMs são desafios estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em diversos indicadores sociais, como acabar com a fome e a miséria, reduzir a mortalidade infantil e combater a AIDS. O pacto foi assinado no ano 2000 por 191 países e os objetivos deveriam ser alcançados até 2015.

Além de valorizar os projetos, o concurso faz com que boas práticas sirvam de exemplos para regiões onde esses indicadores precisam ser melhorados. O Prêmio ODM Minas premiará 15 ações e o ODM Brasil 30. As cerimônias de premiação serão realizadas no primeiro semestre de 2014.

Os critérios utilizados para a escolha dos projetos são a contribuição para o alcance dos ODMs; impacto no público atendido; participação da comunidade; existência de parcerias; potencial de replicabilidade; complementaridade e/ou articulação e integração com outras políticas públicas.

O Prêmio ODM foi criado em 2004 pelo Governo Federal em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós Podemos. O lançamento da modalidade mineira é um dos produtos pactuados no âmbito do Projeto de Cooperação Técnica Internacional firmado entre o Pnud e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

/