Carteira de Cursos Centrais qualifica servidores do Governo de Minas
Mais de 1.300 servidores do Governo de Minas estão sendo beneficiados, apenas neste semestre, por cursos de aperfeiçoamento promovidos pelas áreas centrais da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), coordenados pela Diretoria Central de Desenvolvimento do Servidor (DCGDES). Os 15 cursos em diferentes áreas serão finalizados até dezembro de 2013, com vagas divididas em 50 turmas.
Os cursos são presenciais e abrangem temas como administração de pessoal, registro de preço, gestão do conhecimento, saúde do servidor, entre outros, ministrados por especialistas das áreas centrais da Seplag. Os servidores participantes serão avaliados e, para receber o certificado, precisam ter nota mínima de 60% e frequência que varia de 80% a 100%, conforme a carga horária do curso.
A diretora Central de Desenvolvimento do Servidor, Angélica Gama, destaca a grande demanda dos órgãos e entidades por capacitações realizadas pela Seplag. Viabilizar a realização desses cursos pelos especialistas da Secretaria propiciará alinhamento da teoria com a prática do trabalho, o que contribui para a aplicação do conhecimento adquirido, completa.
Em agosto, já foram realizados dois cursos relacionados à área da Superintendência Central de Governança Eletrônica (SCGE), sobre Fundamentos de Gestão de Processos e da Notação Business Process Modeling Notation (BPMN) e Modelagem de Processos utilizando a Notação BPMN, níveis básico e avançado. Participaram servidores das Polícias Civil (PCMG) e Militar (PMMG), Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e das Secretarias de Estado da Saúde (SES), Desenvolvimento Social (Sedese), Fazenda (SEF) e Governo (Segov), entre outros.
No final deste mês, servidores da SCGE também ministrarão um curso sobre Metodologia para Melhoria de Processos no Governo. Em setembro, serão realizados mais cinco treinamentos para 15 turmas, nas áreas da Governança Eletrônica e das Subsecretarias de Gestão da Estratégia Governamental (Suges) e Gestão de Pessoas (Sugesp). Entre os temas abordados, estão o Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Sisap), gestão de projetos, rotina de processos e sistema de monitoramento.
A Carteira de Cursos Centrais vai beneficiar servidores de todas as áreas do Governo. A Seplag realizou uma reunião, em 9 de agosto, com os gestores de Recursos Humanos dos órgãos e entidades para repassar aos representantes as principais informações sobre metodologia e funcionamento.
Os RHs são responsáveis pela mobilização e indicação dos servidores que participarão dos treinamentos, pela distribuição das vagas, realização de inscrições e emissão de termos de compromisso. Os servidores que tiverem interesse devem procurar a chefia imediata que irá avaliar a necessidade do treinamento e repassá-la ao RH.
A coordenadora dos Cursos das Áreas Centrais da DCGDES, Kátia Araújo, enfatiza a importância de realização dos cursos de aperfeiçoamento. Essa carteira vai ampliar a profissionalização dos servidores públicos por meio do compartilhamento de informações e conhecimentos técnicos dos especialistas das áreas centrais, repercutindo no desempenho de todos, afirma.