Conteúdo Principal

Governança em Rede instala Comitê Regional no Centro-Oeste

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

(DIVINÓPOLIS - 29/08/2012) - Divinópolis sediou, nesta terça (28), a instalação do 9º Comitê Regional do Projeto Governança em Rede, instalado na região Centro-Oeste e abrangendo 56 municípios. Com o início dos trabalhos deste comitê, falta entrar em operação somente o da região Central - previsto para a primeira quinzena de setembro - para finalizar a instalação dos 10 Comitês Regionais definidos pelo Governança em Rede e que abrangerão todo o Estado.

O Governança em Rede coloca em prática a premissa do Governo de Minas de trabalhar com planejamento regionalizado e participativo. Para isso, os comitês buscam identificar as peculiaridades e necessidades regionais, no intuito de aproximá-las das estratégias de desenvolvimento do Estado previstas no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) e no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG).

A reunião do Comitê Regional do Centro-Oeste, realizada na 7ª Região da Polícia Militar, contou com a presença de gestores de diversos órgãos do Governo de Minas com atuação na região. Após a apresentação de indicadores socioeconômicos da região por técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), estes agentes colocaram em pauta desafios a serem superados em áreas como educação, saúde e infraestrutura, entre outros.

Indicadores

Entre os indicadores apresentados, o de cobertura do Programa Saúde da Família (PSF) mostrou que em 2011 o Centro-Oeste registrou 73,4% de cobertura, a quarta maior do Estado. O percentual de empregados sem carteira assinada no Centro-Oeste ficou em 29,5% em 2010, um pouco acima do percentual mineiro, que ficou em 28,2%. A proporção dos domicílios particulares permanentes com abastecimento de água por rede geral, poço ou nascente é de 97,2% na região.

Entre as demandas apresentadas, o Comitê pontuou a necessidade de integração de ex-detentos no mercado de trabalho, para o que é preciso estabelecer políticas de educação, assistência e trabalho para sua reinserção social. A área da saúde enfrenta problemas nesta macrorregião, acarretando, entre outros, um acúmulo de pacientes na rede de Divinópolis, situação que será parcialmente resolvida com a construção do Hospital Regional de Divinópolis, cuja conclusão está prevista para o fim do ano de 2013, além de outros leitos que serão implantados na região.

Proerd

O Comitê avaliou também que a maior parte dos problemas de segurança está relacionada à questão das drogas na região. Implantado há muitos anos em Divinópolis, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) tem obtido sucesso e está se expandindo pela região, mas falta uma maior articulação e padronização de ações entre as áreas de Segurança e a Educação. O programa Aliança pela Vida poderá trazer algumas soluções, uma vez que será implantado em Divinópolis, a partir de 2013.

A próxima reunião do Comitê Regional do Centro-Oeste está prevista para a segunda quinzena de novembro, em Divinópolis. Além da Seplag, participam do Projeto a Ouvidoria Geral do Estado, secretarias de Governo e da Casa Civil e a Assessoria de Articulação, Parceria e Participação Social do Governo.

Segundo Paula Fernandes dos Santos, coordenadora da Superintendência Regional de Regularização Ambiental do Alto São Francisco (Supram), a reunião em Divinópolis foi importante para uma articulação dos representantes dos diversos órgãos na definição de objetivos comuns para a melhoria da região. O comandante da 7ª Região da PM, coronel Eduardo Campos de Paulo, avaliou a importância da reunião como oportunidade para um contato mais próximo entre os órgãos, o que vai facilitar os trabalhos do Comitê.