Comunicação estratégica é tema do 6º Fórum de Planejamento e Gestão
(BELO HORIZONTE - 28/08/2012) - A realização do 6º Fórum de Planejamento e Gestão, na última terça-feira (28), apresentou aos participantes o tema Comunicação da Estratégia. O objetivo do encontro, realizado mensalmente no auditório JK, é o de aproximar ainda mais as áreas de finanças, gestão estratégica e recursos humanos do Governo de Minas, de forma a fortalecer a terceira fase do choque de Gestão: Gestão para a Cidadania.
A subsecretária de Gestão da Estratégia Governamental da Seplag, Adriane Ricieri, destacou a importância de comunicar bem a estratégia de governo no sentido de se conseguir mais e melhores resultados. A comunicação é fundamental no desenvolvimento de ações estratégicas de todas as áreas e estamos desenvolvendo com a Subsecretaria de Comunicação Social do Governo de Minas, um plano de comunicação que orientará todas as nossas ações, disse Adriane.
A Ouvidora Geral do Estado, Célia Barroso, reforçou o papel da comunicação na promoção do diálogo entre o poder público e o cidadão dando mais transparência nos serviços prestados pelo Estado. A Lei de Acesso à Informação tem um interlocutor da ouvidoria em cada órgão para dar suporte aos servidores na melhor prestação de serviço aos cidadãos. Isso traz mais transparência e permite que a gestão pública possa evoluir cada vez mais, ressalta Célia Barroso.
A doutora em administração pela UFMG, Ana Luisa de Castro Almeida, ministrou palestra com o tema os desafios e oportunidades do alinhamento estratégico interno, utilizando a comunicação como forma de desenvolver a organização estimulando funcionários e colaboradores a atuarem na organização em sintonia com as mais diferentes funções.
Não se elabora o alinhamento estratégico da noite para o dia. É preciso que todos os empregados compreendam a visão da organização e atuem de forma alinhada, internalizando valores e crenças e desenvolvendo habilidades que vão contribuir para que a estratégia aconteça. Na mesma linha, a diretora de projetos de educação da Symnetics, Maria Auxiliadora Amidên, abordou a importância da comunicação para a efetiva execução da estratégia e sua importância nos processos de mudança.
A comunicação é fundamental para o exercício da mudança. Qualquer processo novo implantado em uma organização, um sistema novo, uma gestão nova, tudo isso implica em mudanças. E as dificuldades em aceitar essas mudanças precisam ser trabalhadas. Todos nós estamos sujeitos a elas, concluiu Maria Auxiliadora.
Fórum
O Fórum de Planejamento e Gestão é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão que envolve as três Subsecretarias da pasta: Gestão da Estratégia Governamental; de Planejamento, Orçamento e Qualidade do Gasto e de Gestão de Pessoas.