Conteúdo Principal

Comitê Regional da Mata realiza terceira reunião

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

(JUIZ DE FORA - 24/08/2012) - Implementar o posto de perícia médica integrada; o Batalhão da Polícia Militar e a Delegacia Regional da Polícia Civil em Viçosa; fortalecer o sistema socioeducativo de meio aberto para ações da Secretaria de Defesa Social (Seds), Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese) e Secretaria de Educação (SEE); maior cofinanciamento para a proteção social e implantar o Plano Diretor de urgência e emergência foram as prioridades apontadas na 3ª reunião do Comitê Regional da Mata, que envolve cerca de 140 municípios, realizada nesta quinta-feira, (23), em Juiz de Fora.

O encontro serviu também para a apresentação das atividades realizadas pelas regionais com o objetivo de detectar a possibilidade de se desenvolver ações em conjunto, onde uma secretaria ou órgão pode participar do programa de outra, tornando o serviço público mais ágil e eficiente.

Um dos exemplos apresentados pela regional da Secretaria de Educação é o Projeto Educação em Tempo Integral, onde algumas turmas permaneceriam durante todo o dia na escola. Essa ação pode envolver as secretarias de Esporte e Juventude, Saúde, Meio Ambiente e de Transporte e Obras Públicas onde além das atividades curriculares seriam desenvolvidas campanhas de educação no trânsito, entre outras.

Segundo a diretora educacional da Superintendência Regional de Ponte Nova, Rosane Name Reis Fialho, o projeto é um desafio, mas com grandes possibilidades.

Para o superintendente Regional de Regularização Ambiental, Leonardo Sorbliny Schuchter, os comitês regionais, além do pioneirismo, possibilitam a interação entre as secretarias. É uma definição de estratégias de ações conjuntas, suprindo as lacunas que existem, quando a ação se dá de forma fragmentada, concluiu.