A partir de hoje, as unidades de Atendimento Integrado (UAI) do Barro Preto, em Belo Horizonte, e de Curvelo já estarão funcionando de acordo com o novo modelo de balcão único, baseado na central de atendimento portuguesa Loja do Cidadão, referência mundial no oferecimento de serviços públicos.
Os guichês, que antes eram setorizados por tipos de serviços, passam a atender a todas as demandas. Dessa forma, a capacidade de atendimento da unidade aumenta e o tempo de espera do cidadão é reduzido, já que no antigo modelo poderia ocorrer ociosidade em algum setor e grande demanda em outro.
Com o balcão único de atendimento, quando a pessoa procura a recepção, a recepcionista verifica se ele está de posse dos documentos necessários, emite uma senha e ele pode ser atendido em qualquer um dos guichês, independentemente do serviço pretendido.
Redução de tempo
Erick Brazil de Vasconcelos, da Coordenadoria Especial de Gestão das UAIs, da Seplag, ressalta que a melhoria da qualidade dos serviços tem sido o foco das políticas públicas das diversas esferas de Governo de Minas. Com a implantação do balcão único, novas oportunidades de integração e simplificação de processos são identificadas, mesmo em serviços prestados por diferentes esferas de governo, conclui.
O balcão único já foi adotado pelo Governo de Minas nas UAIs do Barreiro (Belo Horizonte), Ponte Nova, Paracatu e Uberlândia, e até o final do ano deverá ser implantado em Divinópolis e Uberaba.
Na UAI do Barreiro, o modelo foi implantado em novembro de 2010 e, desde então, o tempo médio de espera para atendimento, que às vezes podia chegar a 37 minutos, foi reduzido para 11 minutos.