Obras da UAI Praça Sete continuam aceleradas

Submitted by prgaapmadmin on

Para dotar a capital mineira da maior Unidade de Atendimento Integrado do Estado as obras de restauração do prédio histórico da Praça Sete e de reformas e ampliação do edifício anexo - antiga FeiraMix, continuam com o cronograma em dia e serão entregues à população neste semestre.

A UAI da Praça Sete está recebendo investimentos da ordem de R$ 7 milhões, vai ocupar área de quase seis mil metros quadrados, com capacidade de cinco mil atendimentos diários.

Em função das obras os serviços até então prestados pelo Psiu Praça Sete foram descentralizados e colocados à disposição da população nas Unidades de Atendimento Integrado - UAI Barreiro e UAI Venda Nova. Além desses o Instituto de Identificação da Polícia Civil no Barro Preto, atende os pedidos de emissão da primeira e segunda vias da carteira de identidade e Atestado de Antecedentes Criminais. Provisoriamente está funcionando na Estação Rodoviária de Belo Horizonte um posto para fornecimento desses documentos. Atestados de antecedentes criminais podem ser obtidos também diretamente pela internet, no endereço eletrônico www.pc.mg.gov.br . O documento serve para consulta e, também, para impressão e é válido, especialmente, para atender exigências do mercado de trabalho.

NOVA UAI

Após a reforma a UAI Praça Sete ocupará também o espaço anexo nos fundos do prédio tombado. As obras para adaptação deste espaço, iniciadas em novembro do ano passado pelo Departamento Estadual de Obras Públicas (Deop), estão em fase de conclusão. Depois será a feita a instalação de equipamentos e mobiliário, seleção, contratação e treinamento de pessoal para operacionalização da Unidade.

No local serão disponibilizados os serviços do Instituto de Identificação (emissão da primeira e segunda vias da carteira de identidade, atestado de antecedentes criminais, retificação de Carteira de Identidade e inscrição do número do CPF no documento de identidade). Por meio do Detran o cidadão poderá emitir extratos de multa, Documento Único de Transferência (DUT) e emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAE). A Secretaria de Estado da Fazenda, disponibilizará a emissão e reemissão de guias de arrecadação, informações sobre IPVA e emissão de Certidão de Débitos Tributários (CDT) para pessoa física. Ainda estarão disponíveis os serviços do PROCON, do Juizado de Conciliação, entre outros.

No prédio tombado, que já teve todo o telhado recuperado e está com obras de restauração na parte interna, funcionarão um Telecentro e todos os serviços vinculados à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de intermediação de mão-de-obra, encaminhamento ao processo de pagamento do seguro desemprego e cadastro de empresas para oferta de vagas ao mercado de trabalho. Haverá ainda um auditório com capacidade para 120 pessoas, biblioteca e espaço para realização de sorteios da Loteria Mineira.

A UAi integra o Projeto Estruturador Descomplicar, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, e oferece acesso rápido a diversos serviços públicos, em um moderno conceito de atendimento ao cidadão.

Durante o período de reforma e restauração dos prédios da Praça Sete os atendimentos estão sendo prestados nas Unidades de Atendimento Integrado do Barreiro e de Venda Nova. Para informações sobre os locais de prestação dos serviços, clique aqui