Governo participa de missão técnica sobre PPP no Reino Unido
Com o objetivo de permitir troca de experiências práticas entre líderes e gestores públicos e privados envolvidos na formulação e implementação de projetos de parcerias público-privadas (PPPs), o Governo de Minas Gerais participa de uma missão técnica ao Reino Unido até o dia 29 de julho. No roteiro, estão previstas visitas técnicas e encontros com especialistas e potenciais investidores, com o objetivo de trocar conhecimentos e atrair empresas para participar de oportunidades em PPPs e concessões no Estado.
Minas está representada pelo presidente do BDMG, Marco Aurélio Crocco Afonso, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Marco Antônio Castello Branco, o chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Governo de Minas Gerais, Rodrigo Perpétuo, e, representando a Secretaria de Planejamento e Gestão, o coordenador da unidade de Coordenação da Execução das Operações de Crédito, Antônio Amabile.
Conhecer de perto as experiências britânicas em parcerias público-privadas (PPPs) nas áreas de educação e de gestão hospitalar e apresentar a potenciais investidores o programa do Estado são os objetivos da participação de equipe do governo mineiro na Missão Técnica ao Reino Unido, que é patrocinada pela Embaixada Britânica no Brasil e organizada pela London School of Economics and Political Science (LSE Enterprise) e pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).
O coordenador da Coordenação da Execução das Operações de Crédito, Antônio Amabile mostrou, em apresentação a empresários ingleses nesta quarta-feira (27), falou sobre oportunidades de negócios no setor de parcerias público-privadas, o potencial econômico do Estado, razões para investir e estratégias do Governo. Além de detalhar o Plano Estadual de Parcerias Público-Privadas (Plano PPP), explicou os projetos que já estão em andamento e em estruturação no Estado.
O Plano Estadual de PPPs detalha cinco projetos estruturantes nas áreas de educação, infraestrutura rodoviária, gestão hospitalar, aeroportos e segurança pública. A proposta é melhorar a prestação de serviços públicos para melhor atender à população. O Plano anual reúne projetos indicados pelo Conselho Gestor de PPPs e aprovados em Decreto pelo Governador do Estado.