Conteúdo Principal

Gestão da Mudança é tema de workshop do Programa Gestão de Processos em Foco

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

Gerentes de processos estratégicos do Governo de Minas, assessores de Gestão Estratégica e Inovação (Ageis) e especialistas do projeto Centro de Serviços Compartilhados (CSC) se reuniram no 3º Workshop do Programa Gestão de Processos em Foco, que trouxe o tema Gestão da Mudança. O encontro, realizado nesta terça-feira (2/7), foi o terceiro da série de oito workshops que compõem o programa.

style=line-height:

Na abertura do encontro, a subsecretária de Gestão da Estratégia Governamental, Adriane Ricieri, destacou a importância do tema gestão de mudanças para o momento político atual. Essa discussão vai aprimorar nossa forma de conduzir as ações do dia-a-dia e os projetos em que estamos envolvidos. Acredito que a gestão dos processos estratégicos é o caminho e uma das soluções para a gestão pública.

A diretora Central de Políticas de Otimização de Processos da Seplag, Vanice Ferreira, explicou que, antes do workshop, foram realizadas entrevistas com os gerentes para elaboração de um diagnóstico da maturidade atual dos processos estratégicos. O objetivo das entrevistas era conhecer melhor o perfil dos gerentes e a realidade individual de cada processo.

Para o diagnóstico da maturidade, foram analisados elementos como diretrizes, estruturação, tempo de dedicação do gerente e experiência anterior na área, entre outros. O estudo também apontou o potencial de melhoria de cada processo. Durante o encontro, foi apresentada para os participantes a visão geral desse diagnóstico e, na próxima semana, os aspectos específicos de cada processo serão informados em reuniões de operação assistida com os gerentes.

O workshop contou com a participação do gerente do Departamento de Desenvolvimento Organizacional da Eletrobrás, Alberto Wajzenberg, que apresentou a palestra Gestão da mudança com foco em resultados e valor. Alberto tem mais de 25 anos de experiência em áreas de tecnologia da informação, gerenciamento de projetos e portfólio, coordenando atualmente a implantação da Gestão de Processos na Eletrobrás.

O especialista relatou experiências na área e apresentou o estudo de caso Eletrobrás na gestão orientada de processos. Ele explicou que, para atingir a mudança desejada, é preciso entender a situação individual, vencer as resistências, diminuir a incerteza, administrar as experiências, engajar, comprometer e criar condições para a mudança, mas, principalmente, combater a acomodação e conscientizar sobre a necessidade de mudar. Para Alberto, é preciso entender que a mudança é um processo. Ele também destacou a importância de fatores como motivação, comprometimento, conhecimento, visão transversal, melhoria contínua e uma liderança atuante e confiável.

Após a palestra, Vanice Ferreira, apresentou os próximos passos do programa aos gerentes de processos estratégicos e a missão do mês, que eles devem desenvolver e entregar até o dia 31/07: Construir um plano de ação para implantação das ações de melhoria validadas pelo Gestor e que visem atacar as causas identificadas do problema.

Gestão de Processos em Foco
O objetivo do Programa Gestão de Processos em Foco é mobilizar lideranças para a prestação de melhores serviços por meio da gestão eficiente dos processos estratégicos de governo, contribuindo para o alcance da Gestão para a Cidadania. Ele vai possibilitar a melhoria do gerenciamento de cada processo e a capacitação dos gerentes, servidores e colaboradores envolvidos.

O primeiro workshop foi realizado no dia 30/4, no lançamento do programa. O Gestão de Processos em Foco foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), com uma parceria entre a Subsecretaria de Gestão da Estratégia Governamental (Suges) e a Superintendência Central de Governança Eletrônica (SCGE), por meio da Diretoria Central de Políticas de Otimização de Processos (DCPOP).