Conteúdo Principal

Seplag promove treinamento para incentivar liderança

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

Para desenvolver ações técnicas no campo da gestão e a liderança das equipes, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) criou o Circuito Líderes em Ação. Cerca de 150 servidores da Seplag vem recebendo treinamento especializado em aulas ministradas por especialistas da Fundação Dom Cabral (FDC).

O primeiro módulo do Circuito abordou o tema Competências Gerenciais e é uma oportunidade para que os servidores possam desenvolver ações técnicas no campo da gestão e a liderança em equipes. As aulas tiveram início em 6 de junho e terminaram na sexta-feira (13), totalizando 32 horas presenciais.

Segundo a diretora da Central de Gestão do Desenvolvimento do Servidor, Maria Angélica Azevedo Gama, as etapas principais do circuito, que envolvem o compartilhamento de informações e conhecimentos, capacidade inovadora, orientação para sistemas, e visão sistêmica, são processos que vão definir o perfil de cada líder. Hoje temos o perfil de competências gerenciais que cada gestor deve possuir para o cumprimento de metas e o circuito existe para que o servidor desenvolva capacidades para melhorar ainda mais a sua atuação enquanto líder, disse Angélica.

Para os servidores, as aulas permitem um olhar mais atento para as funções desempenhadas em cada setor. Durante as aulas, temos dinâmicas que simulam todo tipo de situação e temos que saber como agir em cada momento. Achei positivo a iniciativa do circuito, conta Ivan José Trindade Ávila, diretor da Central de Gestão de Cargos e Funções de Confiança.

O aprendizado e a troca de experiências com professores e colegas, durante as atividades práticas, mostram como agir em situações difíceis que podem surgir durante o expediente. As atividades fazem uma simulação da nossa rotina e são muito práticas. Além de promover o autoconhecimento, conhecemos mais aspectos de liderança que antes eu não conhecia, com uma abordagem bem interessante, explica a servidora da Central de Política de Recursos Humanos, Aline Chaves Lopes.

Para o segundo módulo, previsto para o segundo semestre, a abordagem será voltada para o desenvolvimento de competências técnicas. Nesta fase, três grupos de cada subsecretaria da Seplag vão compor a segunda etapa do circuito: pessoas, orçamento e qualidade do gasto, e estratégia e governança.