Conteúdo Principal

Comitê Regional do Triângulo aponta objetivos estratégicos para a região

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

Saúde, educação, segurança, cultura, meio ambiente, desenvolvimento rural e infraestrutura foram temas de discussão do Comitê Regional do Triângulo Mineiro, que se reuniu pela segunda vez em Uberlândia. Os encontros ocorreram nesta quarta-feira (11) e quinta-feira (12).

Representantes de diversos órgãos e secretarias do Governo do Estado, que compõem o Comitê apontaram as prioridades, dentre as estratégias do governo traçadas no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI 2011-2030) para as demandas regionais. As proposições serão levadas à Câmara Multissetorial que vai se reunir em agosto próximo.

Na área de educação, a consolidação da rede pública como um sistema inclusivo, aperfeiçoando a qualidade educacional, foi apontada como prioridade. Em Minas, 82% dos estudantes estão na rede pública estadual.

Integrar e consolidar as redes de atenção à saúde, com o fortalecimento das Unidades Básicas de Saúde e do Programa de Saúde da Família, evitando a superlotação dos hospitais foram as prioridades apontadas na área de saúde.

Na rede de Defesa e Segurança, a indicação é investir na redução de incidências de violência, de criminalidade e de desastre na áreas urbanas e rurais. O Comitê apontou também a necessidade de envolver e capacitar os empresários para utilizarem os mecanismos de isenção de impostos para investir na cultura, que integra a rede de Identidade Mineira. Ver a cultura como um negócio que gera emprego e renda, afirmou a representante da secretaria de Estado da Cultura, Ana Beatriz Hosken Cunha.

Na rede de Ciência, Tecnologia e Inovação, a prioridade apontada é a de reestruturar e ampliar a oferta do ensino tecnológico e superior para a qualificação de pessoas, alinhada à demanda do setor empresarial.

Valorizar os produtos e serviços da agricultura familiar, proporcionando segurança alimentar, sustentabilidade ambiental e aumento da renda é a prioridade indicada pela rede de desenvolvimento rural.

Futuro

Nesta quinta-feira, a reunião foi encerrada com uma apresentação do Diretor Central de Coordenação da Ação Governamental, Leonardo Ladeira, que mostrou ao Comitê os programas governamentais que se relacionam com as estratégias priorizadas. Os programas de Governo têm sintonia com o PMDI.

Os representantes de órgãos e secretarias regionais que compõem o comitê irão compartilhar e acompanhar as estratégias priorizadas em suas entidades, definindo planos de ações intersetoriais.

Leonardo Ladeira mostrou a relação entre os instrumentos de planejamento que é o PMDI, que estabelece a visão de futuro (até 2030), o PPAG (programas plurianuais, de médio prazo) e o instrumento de curto prazo, que é a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Visão global

Para a diretora regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Daisy Afonso, a governança em rede proporciona a possibilidade de conhecer o trabalho de cada secretaria e as ações do Governo de Minas na região. Essa é uma oportunidade para planejarmos melhor nossa ação para o trabalho, em parceria com todos os órgãos do Estado, destaca.