
O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, participou nesta sexta-feira (2/6) da banca examinadora da tese de dissertação da mestranda da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Rejane Ferreira dos Reis.
O tema da tese é “O genocídio dos adolescentes negros no município de Belo Horizonte: Quem importa?” e foi apresentada no colegiado do programa de pós-graduação em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência da UFMG.
Este curso promove o aperfeiçoamento das práticas de saúde, incluindo a prevenção da violência, promovendo a integração entre universidade, serviços de saúde e sociedade. Oferece aos profissionais envolvidos aprendizado teórico-metodológico que os capacita a analisar de forma sistemática a realidade que conhecem no cotidiano de suas práticas e nela intervir de modo fundamentado: é integração entre trabalho, ensino e pesquisa. Como desdobramento, propicia a incorporação da expertise produzida na práxis dos serviços tanto na formação como na produção do conhecimento e ainda promove, por sua forte vinculação com os serviços, a multiplicação da proposta para além dos seus limites, potencializando, de forma estratégica, a atuação da universidade e dos serviços.
O programa teve início em agosto de 2011, já teve quatro turmas concluídas e duas estão em andamento. De caráter multiprofissional e interdisciplinar, oferta, regularmente, 30 vagas anuais. É vinculado ao Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina, congrega professores de diferentes áreas de conhecimento e tem forte vinculação com Políticas Públicas de Saúde, Educação, Assistência social, Mobilidade Urbana, Trabalho, Ambiente.