Especialistas discutem a agricultura familiar na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Panorama e perspectivas do desenvolvimento agrário foram destaques de evento na Emater-MG
Foi realizado nesta quarta-feira (1º/6), pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, mais uma edição do programa Diálogos Metropolitanos, com o tema Agricultura na RMBH – Panorama e Perspectivas. O evento reuniu especialistas, gestores e técnicos dos cinquenta municípios da RMBH e Colar Metropolitano com o objetivo de construir um diagnóstico da agricultura, com destaque para as de área urbana, a familiar e a agroecológica.
Entre os convidados para expor experiências e projetos sobre o tema, o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, abriu o evento apresentando as políticas do Governo do Estado que estão mobilizando os municípios para a temática da segurança alimentar. Ele destacou como uma das principais políticas desta área a criação da Câmara Intersetorial Governamental de Segurança Alimentar e Nutrição Sustentável (Caisans-MG) que, por meio dos Fóruns Regionais, está buscando a participação popular para discutir este tema.
A assessora de gabinete da Seplag, Renata Seidl, expositora do evento, apresentou parte dos planos da Política de Segurança Alimentar e Agricultura Familiar do Governo, com foco na RMBH, que envolvem a saúde pública, o plano econômico, a área social, a questão ambiental e a cultural. Seidl utilizou como exemplo as ações realizadas em Paris, na França, onde a organização da agricultura familiar e urbana tem dado certo.
Também participaram do evento a secretária adjunta da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), Fabíola Paulino; a diretora-geral da Agência RMBH, Flávia Mourão; e a deputada estadual Marília Campos, entre outras autoridades.