Diretoria de Gestão do Desenvolvimento do Servidor divulga projeto Trilhas de Desenvolvimento
A Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugesp), por meio da Diretoria Central de Gestão do Desenvolvimento do Servidor (DCGDES), realizou nesta quarta-feira (18/6) uma atividade voltada para os gestores dos vários órgãos do Governo de Minas com o intuito de ampliar a cultura de desenvolvimento do servidor. A intervenção, que aconteceu em formato de bingo, teve como objetivo expandir o conhecimento sobre as Trilhas de Desenvolvimento para a elaboração do Plano de Gestão do Desempenho Individual (PGDI) e da avaliação de desempenho.
A diretora Central de Gestão do Desenvolvimento do Servidor, Maria Angélica Gama, lembrou que as Trilhas de Desenvolvimento são oportunidades de aprendizagem que devem ser efetivamente utilizadas por gestores e servidores em geral. A intenção dessa atividade é divulgar as Trilhas para os gestores, de forma que eles vivenciem as competências essenciais e as divulguem no ambiente de trabalho, ressaltou.
A mesma atividade já foi realizada em órgãos que não estão lotados na Cidade Administrativa como a Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (Fapemig), Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) e Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg). Na próxima semana, órgãos como a Fundação Ezequiel Dias, Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas) e a Fundação Clóvis Salgado (FCS) também receberão a equipe da DCGDES.
Trilhas de Desenvolvimento
O Projeto Trilhas de Desenvolvimento tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento das competências essenciais dos servidores públicos de Minas, quais sejam, Foco no Resultado, Inovação, Comprometimento Profissional, Foco no Cliente e Trabalho em Equipe. É uma iniciativa da DCGDES, em parceria com a Diretoria Central de Gestão do Desempenho (DCGD), com participação dos representantes de recursos humanos do Grupo de Trabalho Multidisciplinar (GTM).
As Trilhas de Desenvolvimento buscam alinhar a gestão de desempenho com a gestão de desenvolvimento. O projeto oferece aos servidores oportunidades de aprendizagem para cada competência, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento profissional, mediante a disponibilização de oportunidades de aprendizagem, como indicação de filmes, artigos, vídeos, crônicas e fábulas.
