Polícia Civil e Educação elaboram Plano Setorial de Gestão do Conhecimento
Representantes da Polícia Civil de Minas Gerais (PC-MG) e da Secretaria de Estado da Educação (SEE) participaram de um workshop, nos dias 4 e 5 de junho, para iniciarem os trabalhos de elaboração do Plano Setorial de Gestão do Conhecimento (GC). A atividade é coordenada pela Assessoria de Gestão da Informação (AGI) da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
Durante as 12 horas/aula de workshop, o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Fábio Ferreira Batista, repassou aos participantes a metodologia da GC, que vai servir de base para a elaboração do plano. O objetivo é mostrar a importância da GC para a administração pública na economia do conhecimento, promover o entendimento do modelo de GC e o método de implementação, além de apresentar práticas, inclusive ferramentas de Tecnologia da Informação para sua execução.
O pesquisador destacou a importância da Gestão do Conhecimento. A GC aumenta a capacidade das organizações de produzir conhecimento e permite que elas tenham flexibilidade para enfrentar novos desafios, além de promover a eficiência operacional, a qualidade, a efetividade social e a inovação, afirmou. As iniciativas buscam a capacitação do indivíduo, das equipes, da organização e da sociedade, para melhoria dos produtos e serviços públicos.
Fábio Ferreira Batista é autor da metodologia que está sendo adotada pelo Governo de Minas e implantada em parceria com o Ipea. O livro Modelo de gestão de conhecimento para a administração pública brasileira: como implementar a gestão do conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão fornece todas as orientações para execução da GC nas organizações governamentais.
O assessor de Gestão Estratégica e Inovação (Agei) da SEE, Filipe Recch, está otimista em relação ao trabalho na secretaria. Nós nos oferecemos como piloto porque acreditamos que a GC vai trazer muitos benefícios para a secretaria. Vamos trabalhar processos específicos com necessidade de serem revistos de forma a melhorar os serviços que prestamos à sociedade, explicou.
O delegado Renato de Alcino Vieira, da Agei da Polícia Civil, também falou sobre a motivação para realização do trabalho. A Polícia Civil é uma organização que trabalha com conhecimento por excelência, seja na área de investigação ou de planejamento e gestão. Ter isso na essência nos inspirou a implementar a Gestão do Conhecimento, para trabalharmos de forma mais profissional e adequada, afirmou.