Conteúdo Principal

Comitê Regional Central se reúne em São João del Rei e define plano de ações

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

Imagem removida.

Integrantes do Comitê Regional Central do Governança em Rede reunidos na terça (11/6) e na quarta (12/6) em São João del Rei definiram o plano de ações integradas a serem desenvolvidas nos próximos meses. Entre as ações previstas estão: verificar a viabilidade de implantação de um posto integrado de atendimento ao turista na região de São João del Rei, nos moldes do que funciona em Diamantina. O posto dá apoio aos turistas com informações diversas e suporte na área de segurança.

Outra ação definida consiste no apoio ao planejamento regional dos investimentos a serem realizados na região do município de Morro do Pilar, que se prepara para receber a empresa Manabi Mineradora. Essa ação se justifica pelo grande número de pessoas que passarão a residir e a morar na cidade e região, em decorrência da implantação da nova empresa, o que requer planejamento e adequação dos serviços que serão prestados para a população. Para isso, o comitê irá articular reunião com representantes de diversas áreas do Governo de Minas.

O comitê prevê, também, a realização de evento na região de São João del Rei com o objetivo de promover a capacitação das escolas e dos agricultores para o fortalecimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Em outra frente, irá verificar o status da implantação da Rede de Urgência e Emergência na região.

Resultados
Durante a reunião, gestores da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), pasta que gerencia o Governança em Rede, apresentaram ações a serem executadas pelo Governo de Minas a partir das prioridades da região apontadas pelo comitê em reuniões anteriores.

Entre as ações estão a implantação de três novas unidades da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) em municípios da região. Outra demanda apresentada pelo comitê já está sendo atendida e trata-se da ampliação do número de alunos de tempo integral nas escolas estaduais da região, que passou de 31.180, em 2012, para os atuais 34.311.

Esta foi a terceira reunião realizada pelo Comitê da Região Central do Governança em Rede, iniciativa do Governo de Minas que possui outros nove comitês funcionando nas demais regiões do Estado. Os comitês constituem espaço para a discussão de temas importantes e considerados prioritários para a região e que poderão ter uma atenção especial e acompanhamento do Governo de Minas, por meio dos projetos e programas que o Executivo Estadual já desenvolve em todo o Estado.

Participam representantes do governo do Estado com atuação nas regiões, como gestores locais das secretarias e órgãos das áreas de saúde, educação, segurança, agronegócio, transportes e obras, polícias Militar, Civil e Bombeiros, entre outros.

Celeridade nas soluções
O comandante do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Minas, tenente-coronel Sérgio Ricardo Santos de Oliveira, participa do comitê desde a primeira reunião e considera a iniciativa importante, na medida em que permite, por meio dos debates, a discussão de problemas comuns, disse.

Analice Quintanilha Nunes, coordenadora Metodológica do Integração da Gestão em Segurança Pública (Igesp), considera as reuniões do comitê dinâmicas e acredita que constituem oportunidade para se conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelos órgãos do Governo de Minas, o que pode contribuir para a identificação de ações conjuntas.