Brigada de Incêndio da Cidade Administrativa forma 506 novos integrantes

Conteúdo Principal
Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

/

Sede do governo mineiro possui o maior contingente de brigadistas do Brasil instalados em um único local

O Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais (CBMMG) e a Intendência da Cidade Administrativa (CA) oficializaram nesta sexta-feira, 21/6, a formatura de 506 novos integrantes da Brigada de Incêndio da Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas. Com esta nova turma, a Cidade Administrativa soma cerca de 2100 brigadistas formados, dos quais 1700 encontram-se em atividade no complexo. Este contingente credencia a CA como detentora da maior brigada de incêndio do Brasil instalada em um único local. A formação de brigadistas no complexo teve início em 2011.

Os novos brigadistas - homens e mulheres - são servidores do governo mineiro e estão aptos para atuarem no âmbito do complexo administrativo, instalado no bairro Serra Verde. Eles passaram por treinamento teórico e prático para atuar em situações de emergência como prevenção e combate a incêndios e evacuação e isolamento de áreas. Os novos brigadistas estão aptos, também, para prestarem primeiros socorros como o atendimento a pessoas com desmaio, ataque cardíaco, crises convulsivas e nos casos de reanimação cardiopulmonar (RCP), entre outros.

A formação da Brigada de Incêndio na Cidade Administrativa atende às exigências legais da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Corpo de Bombeiros de Minas, pelas quais edificações como a CA devem manter 10% da sua população composta por brigadistas. A sede do Governo de Minas possui cerca de 17 mil servidores e um público flutuante aproximado de 2 mil pessoas por dia.

A intendente da Cidade Administrativa, Kênnya Kreppel, ressaltou durante o evento a importância da parceria com o Corpo de Bombeiros desde o início do funcionamento do complexo administrativo e completou dizendo que não basta termos os instrumentos para a segurança se não tivermos as orientações corretas sobre como utilizá-los.

A intendente lembrou que a prevenção e o combate a incêndio na CA estão centrados em três pilares, representados pelos profissionais do Corpo de Bombeiros, pelos brigadistas e por empresa contratada para dar suporte a esse trabalho. Os brigadistas estão prontos para também atuarem em situações fora da Cidade Administrativa, o que demonstra que o treinamento traz resultados para as comunidades, disse.

É o que pensa também o subcomandante geral e Chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Ivan Gamaliel, para quem o curso de brigadista serve para a vida em geral. Ele ressaltou que a corporação também vem aprendendo muito com o trabalho realizado no complexo, pela estrutura vertical da edificação, que não tem similar no Brasil, disse.