Sul de Minas debate estratégias em reuniões do Comitê Regional
O Comitê Regional do Sul de Minas realizou a segunda reunião nesta quarta (20) e quinta-feira (21), em Poços de Caldas. O objetivo do encontro foi identificar necessidades locais que possam ser trabalhadas de forma multidisciplinar, possibilitando, em seu desdobramento, a implementação das estratégias governamentais para a região. O comitê integra o programa Estado em Rede, uma das prioridades do governador Antonio Anastasia, que já se encontra em desenvolvimento em seis regiões de Minas Gerais.
Nesta quarta-feira, técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) iniciaram o encontro dando retorno dos temas tratados na última reunião da Câmara Multissetorial, em abril, como os desafios do setor turístico e a perspectiva de trabalho para os jovens da região.
Foram apresentados dados da Pesquisa de Amostra Domiciliar de Minas Gerais, que demonstram que 86% destes jovens consideram muito importante a necessidade de cursos para o aperfeiçoamento profissional. O comitê apontou a necessidade de se investir em mão-de-obra qualificada, de acordo com as necessidades que o mercado da região tem demandado.
Os representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedru) e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) Tereza Navarro e Rafael Almeida de Oliveira, respectivamente, fizeram apresentações sobre os estudos realizados por seus órgãos: o apoio à formação dos consórcios para tratamento de resíduos sólidos e um diagnóstico do turismo na região.
Durante o debate sobre o turismo regional, concluiu-se que é preciso aprofundar a discussão sobre um reposicionamento no Roteiro das Águas, agregando novos produtos para o turista, como o café de qualidade da região e os atrativos da natureza local. A infraestrutura do setor aqui já é muito boa e o Sul de Minas tem vocação para diversos tipos de turismo, além das estâncias hidrominerais, explicou Rafael Oliveira.
Ainda sobre o turismo, dados apresentados pela Seplag apontam que, no período 2006/2010, o turismo no Sul de Minas cresceu abaixo da média das outras regiões, embora seja um setor já consolidado. Em relação ao número de empregados no setor, a região tem taxa acima da média no Estado.
Os membros do comitê também selecionaram uma prioridade para cada rede de desenvolvimento da estratégia governamental. Na rede de Educação e Desenvolvimento Humano, foi priorizado a consolidação da rede pública como um sistema inclusivo de alto desempenho. Na rede de Atendimento em Saúde, a consolidação das redes de atenção à saúde em todo o Estado, e na rede de Defesa e Segurança, a redução das incidências da violência, da criminalidade e dos desastres nas áreas urbanas e rurais.
No segundo dia de debate, os técnicos da Seplag desdobraram as prioridades eleitas na véspera, relacionando-as aos respectivos programas governamentais. Para a próxima reunião, em setembro, os membros do comitê irão informar quais ações já estão sendo realizadas para viabilizar esses objetivos e formular planos de ação intersetoriais para atingir as estratégias selecionadas.
As reuniões dos Comitês Regionais são realizadas a cada três meses, reforçando o conceito de diálogo permanente entre os técnicos do governo e os representantes de órgãos e secretarias membros do comitê regional.
Descentralização
O comandante da 18ª Região da Polícia Militar, coronel Edilson Evair Costa, elogiou a iniciativa do Governo de Minas, destacando a descentralização como pressuposto fundamental para que o debate possa alcançar os objetivos. A partir do momento em que discutimos os temas mais pertinentes da região Sul de Minas, nós podemos trabalhar com os recursos que nós dispomos de uma forma mais adequada. O mais importante é compartilhar o acesso às informações entre órgãos e secretarias, que hoje ainda estão muito centralizadas, disse ele.
Novos comitês
Nesta sexta-feira (22) tomam posse na Cidade Administrativa os comitês regionais do Centro-Oeste, Noroeste, Alto Paranaíba e Central, totalizando a implementação da gestão regionalizada nas dez regiões de planejamento de Minas Gerais. No dia 27 de junho será realizada a segunda reunião do Comitê Regional do Jequitinhonha/ Mucuri, em Araçuaí.