Comitê de Negociação Sindical faz sua primeira reunião

Conteúdo Principal
Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

Sob a coordenação da subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag, Fernanda Neves, foi realizada nesta segunda-feira, (20), a primeira reunião de trabalho do Comitê de Negociação Sindical – Cones. Criado pela Lei Delegada nº 180, de janeiro de 2011 e regulamentado pelo Decreto nº 45.601, de 12 de maio, o Cones visa formalizar um espaço sistemático e permanente de negociação entre o Governo do Estado e as entidades de classe representativas dos servidores públicos do Executivo, no que se refere a assuntos da área de recursos humanos, incluindo política salarial e condições de trabalho.

Do Comitê participam a secretária de Planejamento e Gestão Renata Vilhena, a subsecretária de Gestão de Pessoas, Fernanda Neves, o assessor-chefe de relações Intersindicais, Elian de Oliveira, além de dirigentes sindicais, representantes de associações constituídas há mais de três anos e membros executivos da Coordenação Intersindical dos Trabalhadores no serviço público do Estado de Minas.

Pauta— Neste primeiro encontro, os sindicalistas reivindicaram a criação de uma data-base para correções salariais dos servidores, além de debaterem a necessidade de reajustes anuais. Foram também levantadas questões ligadas à Cidade Administrativa, como melhoria no transporte público e criação de um restaurante popular.

O subsecretário de Planejamento, Gestão e Qualidade do Gasto, André Reis, mostrou a situação fiscal do Estado e explicou que está sendo analisada a possibilidade de um indexador para os futuros reajustes. Ele lembrou que o Governo do Estado não pode se comprometer com reajustes que ultrapassem a Lei de Responsabilidade Fiscal e travem investimentos em áreas prioritárias da gestão pública.

A Intendente da Cidade Administrativa, Kênnya Krepel, reafirmou que não será cobrado estacionamento para os servidores que trabalham na Cidade Administrativa e assegurou que os sindicalistas têm toda liberdade para distribuírem publicações nas áreas externas dos prédios.

As reivindicações dos representantes dos servidores serão encaminhadas e a secretária Renata Vilhena levará as respostas do Governo, na próxima reunião marcada para 12 de julho.