Conteúdo Principal

Governo de Minas apresenta programa de gestão no México

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

A secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, fez palestra ontem (09), na Conferência Internacional sobre Financiamento Baseado em Resultados, na cidade do México. O encontro promovido pelo Banco Mundial reúne também diretores e técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), autoridades mexicanas e especialistas em administração e finanças de diversos países que discutem, entre outros temas, o saneamento das finanças públicas, política fiscal, programas de redução de despesas e melhor equilíbrio de contas públicas.

A secretária de Planejamento apresentou em sua palestra a experiência de Minas Gerais com a implantação do Choque de Gestão, seus projetos, medidas e resultados de desenvolvimento e equilíbrio das contas públicas. Ela destacou ainda o programa Estado para Resultados, modelo adotado pelo Governo de Minas que aperfeiçoa o Choque de Gestão e implanta sistema de gestão estratégica com a organização de ações por áreas de resultados. O modelo integra 13 Áreas de Resultados com pactuação de compromissos e metas de projetos estruturadores e associados.

A experiência adotada em Minas Gerais com o Choque de Gestão e o Estado para Resultados serve como referência em gestão para nações da América Latina, em especial a países em desenvolvimento. Por meio dele, o Estado conseguiu o equilíbrio de suas contas, eliminando um déficit da ordem de R$ 2,4 bilhões anuais.

Nos últimos anos, representantes de vários estados têm visitado Minas para conhecer o que está sendo feito no âmbito da gestão pública. Os resultados obtidos chamaram a atenção de organismos de fomento internacionais, como o Bird e o BID, que se interessaram em levar a outros países essa experiência.

Além do equilíbrio da contas, Minas Gerais recuperou a capacidade de investimentos e de obtenção de financiamentos internacionais. Em muitos contratos, a contrapartida não é financeira, mas os resultados alcançados com a implantação de políticas públicas.