Governo participa de debate sobre o curso de Administração Pública da FJP
Reestruturação da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental - EPPGG também é foco do encontro
Teve início nesta quarta-feira, 11 de maio, no campus Pampulha da Fundação João Pinheiro - FJP, o seminário Discussão do Curso de Administração Pública - Csap - e a formação da carreira de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental - EPPGG. Com foco no debate sobre as formas de ingresso no curso ministrado pela Escola de Governo da FJP, na matriz curricular e na atuação profissional dos EPPGG, o evento acontece nos dias 11 e 12 de maio e 3 de junho.
Com o objetivo de fortalecer a interlocução entre professores e alunos da Fundação, representantes do governo, do Sindicato dos EPPGG e egressos do Csap, o primeiro dia do seminário teve como tema as Perspectivas do governo mineiro para a carreira de EPPGG e o papel da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro na sua formação. Nesta etapa, os debatedores foram Secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, a Diretora Geral da EG/FJP, Letícia Godinho, e os professores Telma Menicucci (UFMG) e Marco Aurélio Cepik (CEGOV/UFRGS), em mesa redonda coordenada pelo presidente da FJP, Roberto Nascimento.
Letícia Godinho apresentou a estrutura do Csap, o conteúdo do curso, atividades curriculares e extracurriculares e pesquisas desenvolvidas em diversas áreas por professores que também compõem o corpo técnico da Fundação João Pinheiro. De acordo com ela, o curso de Administração Pública ofertado pela instituição está entre os melhores do mundo. As divisões temáticas do nosso curso são muito parecidas com as das principais referências em administração pública, como a Escola Nacional de Administração, na França, e a Escola de Governo John F. Kennedy, de Harvard, observou.
Segundo o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, para dar conta da complexidade das políticas públicas em toda Minas Gerais é preciso ter equipes bem formadas e a existência de uma escola no aparelho de Estado é um ativo poderoso, que deve ser valorizado. A Escola de Governo tem que pensar também nos 350 mil servidores estaduais, aumentando a interação dos alunos do Csap com as demais carreiras do serviço público estadual e interagindo com as universidades federais e estaduais e institutos de educação para criar um processo de qualificação permanente para todos os servidores de Minas, afirmou.
Participaram do evento alunos do curso de administração pública da Fundação João Pinheiro, egressos e representantes do Sindicato dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental de Minas Gerais (Sindesp) e de outras entidades representativas do setor de Públicas.
Próximas etapas
Nesta quinta-feira, 12 de maio, o seminário realiza sua segunda tarde de discussões, desta vez com o tema A percepção do secretariado estadual acerca da contribuição dos EPPGG em suas respectivas pastas e a experiência dos EPPGG. Participam do debate o Subsecretário de Gestão da Estratégia Governamental (Seplag MG), César Lima, o Subsecretário de Trabalho e Emprego (Sedese MG), Antônio Roberto Lambertucci, a Diretora Adjunta da EG/FJP, Laura da Veiga, a coordenadora do Curso de Administração Pública, Maria Isabel Araújo Rodrigues e os egressos do Csap e EPPGG em exercício, Thaís de Castro Magalhães e Felipe Drumond de Araújo.
Além dos debates, durante os dois primeiros dias do encontro serão formados Grupos de Trabalho que irão se reunir entre 16 de maio e 2 de junho para discussão e consolidação de propostas que serão apresentadas na última etapa do seminário, que ocorrerá no dia 3 de junho. Na ocasião, retornam à mesa de debates o Secretário Helvécio Magalhães, o presidente da FJP, Roberto Nascimento e a Diretora Geral da EG/FJP, Letícia Godinho, ao lado do representante do corpo docente da EG, Bruno Lazzarotti, e da representante dos egressos da Escola, Maíra dos Santos Moreira.